Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

Reproduzir vídeo

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE YARA TUPYNAMBÁ: UM ORGULHO MINEIRO NO PALÁCIO DA LIBERDADE

Posted on

No dia 17 de julho, tive a honra de prestigiar a abertura da Exposição Catopês da Yara Tupynambá no Palácio da Liberdade. A ocasião contou com a ilustre presença da querida Yara, nosso Secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, Maria Elvira, Clóvis Salgado, Elizabeth Pimenta, David Fria, entre outras autoridades e convidados especiais.

Sinto um imenso orgulho de Minas Gerais por ter uma artista plástica do calibre de Yara Tupynambá. A mostra apresenta obras de Yara, uma das artistas plásticas mais consagradas da atualidade, reconhecida tanto no Brasil quanto no exterior, que retrata como ninguém as MINEIRICES & MINEIRIDADES em suas criações.

O nome Yara Tupynambá se tornou, ao longo de 90 anos de idade e sete décadas de carreira, sinônimo da excelência de Minas Gerais nas artes plásticas produzidas no Brasil. Natural de Montes Claros, a pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora já expôs em diversas cidades do país e no exterior. Agora, uma parte de seu trabalho poderá ser vista no Palácio da Liberdade, também um símbolo do estado, em diálogo com o programa “Afromineiridades”, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”, com curadoria da Fundação Clóvis Salgado, promove uma homenagem à tradição do congado em Minas Gerais, contando com mais de dez obras da série “Catopês”, feita pela artista com base na tradição de sua cidade-natal. Os “Catopês” homenageiam os negros na formação do povo brasileiro, recriando e revivendo a memória e o imaginário Congadeiro. A mostra “A valorização e o resgate de nossa cultura” .

Galeria de Fotos:

A exposição inaugurou no dia 17/7 (quarta-feira), às 18h, e poderá ser visitada entre os dias 18/7 (quinta-feira) e 25/8 (domingo), gratuitamente. A classificação é livre, e o Palácio da Liberdade está aberto à visitação de quarta a sexta-feira, de 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h