A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) conquistou dois prêmios na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul. A capital mineira foi reconhecida com o Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025 nas categorias “Inovação”, pelo projeto Panelas Abertas, e “Promoção e Marketing”, pela iniciativa Menuuh – Experiências Turísticas de Belo Horizonte.
Reconhecimento Internacional
A premiação, que avalia iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e inovação no turismo, analisou um total de 172 projetos. Esse reconhecimento destaca o compromisso da PBH, por meio da Belotur, com o fortalecimento do setor turístico da cidade. Os projetos premiados são resultado da colaboração entre empreendedores locais, entidades do setor e instituições como o Sebrae Minas.
“A conquista desses prêmios reforça os esforços de todo o ecossistema do turismo de Belo Horizonte na implementação da metodologia de Destino Turístico Inteligente. As iniciativas Menuuh e Panelas Abertas refletem o alinhamento da cidade com diretrizes que integram governança, responsabilidade social e sustentabilidade”, afirmou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Além da premiação, Belo Horizonte marcou presença na FIDI com a participação no painel “Patrimônio Inteligente”, apresentado por Olivia Estrella, da Turisme Comunitat Valenciana (INVAT·TUR), e Sebastian Saavedra, da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
Os Projetos Premiados
Menuuh – Experiências Turísticas de Belo Horizonte

A plataforma Menuuh reúne 18 roteiros turísticos inovadores que abrangem áreas como gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design. O projeto, fruto da parceria entre a Belotur e o Sebrae Minas, busca diversificar e ampliar a oferta turística da capital mineira, promovendo a inovação e incentivando o empreendedorismo local.
Além de fortalecer Belo Horizonte como destino turístico, a iniciativa impulsiona a geração de empregos e a qualificação profissional, estruturando experiências que conectam visitantes à cultura e identidade da cidade.
Panelas Abertas

Integrado à programação da 1ª Bienal da Gastronomia, realizada pela PBH em 2023, o projeto Panelas Abertas foi inspirado no modelo de ‘atelier aberto’. A iniciativa promoveu encontros entre chefs renomados de Belo Horizonte e estudantes, empreendedores, produtores locais, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
O objetivo foi fomentar a troca de conhecimento e experiências, valorizando a gastronomia local e sua cadeia produtiva. As atividades foram organizadas em três eixos: visão e modelo de negócios; promoção da cultura alimentar; e técnicas e produção local. A iniciativa consolidou-se como uma importante ação de valorização da gastronomia mineira, um dos pilares que levaram Belo Horizonte a ser reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
Destino Turístico Inteligente
O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) surgiu na Espanha em 2012 e se baseia nos princípios das Smart Cities, utilizando tecnologia e inovação para tornar os destinos mais acessíveis, sustentáveis e conectados.
Em 2021, o Ministério do Turismo do Brasil adaptou esse modelo à realidade nacional, lançando o projeto-piloto “Modelo DTI Brasil”. Belo Horizonte aderiu à metodologia no ano seguinte e, desde então, tem avançado na implementação de estratégias para transformar a cidade em um destino turístico inovador.
O reconhecimento internacional na FIDI 2025 reforça a posição de Belo Horizonte como referência no turismo sustentável e inteligente, promovendo a cidade no cenário global e incentivando a troca de conhecimentos com outros destinos turísticos inovadores.
Capa: Créditos: FIDI/2025