O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), celebrou o fortalecimento da malha aérea internacional com o anúncio da retomada dos voos diários da TAP entre Belo Horizonte e Lisboa a partir de abril. A novidade foi realizada dia 13 de março, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, reforçando Minas Gerais como um destino estratégico para o mercado europeu.
Atualmente, a TAP opera seis voos semanais na rota, exceto às quintas-feiras. Com a retomada da frequência diária, a expectativa é impulsionar o turismo, os negócios e a troca cultural entre Minas Gerais e Portugal.
“A ampliação das frequências da TAP fortalece a conexão de Minas Gerais com Portugal e toda a Europa. Essa expansão consolida nosso estado como um destino internacional, promovendo oportunidades para o turismo, a economia criativa e o setor empresarial”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Carlos Antunes, diretor da TAP para Brasil e América do Sul, ressaltou o compromisso da companhia aérea com Minas Gerais: “Minas faz parte da TAP e a TAP faz parte de Minas. Estamos ligando Lisboa a Belo Horizonte com voo direto há 17 anos e transportamos cerca de 170 mil passageiros nessa rota no último ano. Apostamos fortemente no potencial turístico de Minas, um Brasil espetacular de gastronomia, história e cultura.”

Durante o evento, os visitantes tiveram uma experiência da Cozinha Mineira em uma Cozinha Viva, com a participação das chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, reforçando a gastronomia como um dos pilares do turismo mineiro.
Governo de Minas anuncia criação da versão brasileira da Casa da Cidadania da Língua – O Governo de Minas Gerais anunciou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a criação da versão brasileira da Casa da Cidadania da Língua, reforçando os laços culturais entre Minas e Portugal. Em uma parceria com a Associação Portugal Brasil 200 Anos e a Câmara Municipal de Coimbra, o espaço será instalado no Solar do Padre Correia, em Sabará, e funcionará como uma extensão do centro cultural original, lançado em 2023, em Coimbra. O espaço irá promover a cooperação e a troca artística e cultural entre Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa.
“Coimbra, como berço do pensamento e da língua portuguesa, reconhece em Minas Gerais um território irmão, onde a língua se enraizou com força e criou algumas das mais belas expressões da literatura brasileira. A presença da Casa da Cidadania da Língua em Minas não é apenas um símbolo dessa ligação histórica, mas um espaço ativo de reflexão, encontro e inovação”, disse José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra.
Capa: Foto Marden Couto