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CARNAVAL IMPULSIONA TURISMO EM MINAS E INSPIRA ESTRATÉGIA PARA O VERÃO

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Minas Gerais reafirmou sua posição como um dos destinos turísticos mais bem avaliados do Brasil durante o Carnaval de 2025. Segundo o Panorama Mensal do Turismo referente ao mês de março, o estado apresentou uma elevada aprovação por parte dos foliões, movimentação econômica expressiva e um fluxo intenso de turistas por rodovias e aeroportos. Com base nesses resultados, Minas projeta novas estratégias para fortalecer o turismo também no verão, sua tradicional baixa estação.

O Carnaval da Liberdade se destacou com uma aprovação de 88% entre os foliões nas 17 cidades pesquisadas, chegando a 97% em Belo Horizonte. Os turistas permaneceram, em média, quatro dias nas cidades mineiras e 83% visitaram ou planejavam visitar outros destinos dentro do estado, evidenciando a força do turismo interno. A satisfação refletiu-se na nota média de recomendação, que alcançou 9 em uma escala de 0 a 10.

Impacto econômico e acolhimento

O impacto na economia local foi significativo. O gasto médio com hospedagem chegou a R$ 1.454, seguido por R$ 621 destinados a refeições e bebidas, além de despesas com compras, transporte, ingressos e fantasias. A segurança e a hospitalidade também foram destaques: 85% da comunidade LGBTQIAPN+ avaliou o acolhimento como ótimo ou bom, e 95% dos turistas afirmaram não ter sofrido qualquer tipo de discriminação.

Bloco Arrastão Eletrônico – Crédito Divulgação Arrastão Eletrônico

Outro ponto alto da programação foi a Via das Artes, em Belo Horizonte, que alcançou uma aprovação de 97%. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, os dados demonstram a consolidação do estado como um dos principais destinos do Carnaval brasileiro. “Os números comprovam que o Carnaval da Liberdade impulsiona o turismo, a economia e a cultura em todo o estado”, destaca.

Crescimento no turismo internacional

Os bons resultados também se refletiram no turismo internacional. Minas registrou um crescimento de 16,41% nos desembarques aéreos em relação a janeiro de 2024, com um aumento de 5,07% no número de passageiros internacionais. A visitação ao Inhotim cresceu 62% em janeiro, e os parques estaduais receberam mais de 53 mil visitantes no mesmo período.

Estratégia para o verão: nova aposta para o turismo

Apesar dos números positivos, o verão segue sendo a baixa estação do turismo mineiro, reflexo da busca por praias neste período. A Região Metropolitana de Belo Horizonte registrou elevado fluxo de saída de turistas para o litoral, impactando temporariamente o setor local.

Diante desse cenário, o Governo de Minas está desenvolvendo um projeto estratégico para impulsionar o turismo durante o verão, especialmente na RMBH e em outras regiões do estado. A ideia é valorizar os atrativos culturais, naturais e gastronômicos mineiros, promovendo experiências que estimulem tanto a permanência dos mineiros quanto a atração de turistas de outras regiões.

“O verão é tradicionalmente nossa baixa estação, mas também representa uma oportunidade. Estamos desenhando ações específicas para este período, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para que os mineiros descubram, cada vez mais, o valor e a beleza do que temos por aqui, também nos meses quentes. O turismo em Minas é para todas as estações”, conclui Leônidas Oliveira.

Capa: Palácio do Samba – Crédito Divulgação Macaca Filmes