Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

CONNECTION PROMOVE INTEGRAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Posted on

A agricultura familiar e as agroindústrias de pequeno porte desempenham um papel fundamental na economia rural e na preservação de tradições culturais. Paralelamente, a certificação de Indicação Geográfica (IG) tem ganhado destaque como uma ferramenta que valoriza produtos vinculados a uma região específica, reconhecidos por suas qualidades únicas e tradições produtivas. A conexão entre esses dois universos – produtores familiares e produtores com IG – pode gerar benefícios mútuos, fortalecendo cadeias produtivas e promovendo o desenvolvimento sustentável. Este é um dos papéis fundamentais do Connection Terroirs do Brasil, um evento que ocorre há três anos em Gramado, no Rio Grande do Sul. “A integração entre produtores de agroindústrias familiares e aqueles com certificação de Indicação Geográfica representa uma oportunidade ímpar de valorização das tradições locais. Essa conexão é um caminho promissor para o fortalecimento da agricultura familiar e a preservação da riqueza cultural e natural de nossas regiões”, destaca Marta Rossi, CEO do evento.

No ano passado, o Connection reuniu, na Rua Coberta, 51 produtos com IGs de todas as regiões do Brasil e 10 Agroindústrias Familiares gaúchas. “O Connection é o momento em que nossos produtores têm a oportunidade de ver o trabalho de outros pequenos produtores que transformaram o seu produto, que antes era só local ou regional e que agora estão ganhando o mundo. Isso faz com que eles sintam orgulho e valorizem ainda mais a sua produção familiar”, comenta o secretário de Agricultura de Gramado, Eliézer Lima. Atualmente as produções familiares do interior de Gramado acessam compradores de fora da cidade por meio de eventos como o Connection, Festa da Colônia e a Casa do Colono, que funciona diariamente no centro da cidade.

Foto Acervo Instagram – @connection_experience

Para o público local, além de mercados e feiras de agricultores, os produtos são destinados às redes hoteleira, gastronômica e escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hoje, existem 104 Agroindústrias Familiares regularizadas em Gramado. O número de registros de Indicações Geográficas em todo o país é de 127. O único produto com IG de Gramado é o chocolate artesanal. “Além do fator econômico, esse contato com o turista é imprescindível para o nosso colono e estar dentro do Connection é ainda mais engrandecedor para o nosso agricultor, especialmente para ele ver como é importante saber contar a história do seu produto”, acrescenta Eliézer. “A agroindústria familiar carrega consigo saberes tradicionais passados de geração em geração. Esses produtores são guardiões de práticas que refletem a identidade cultural de suas regiões. Integrar esses produtores, trazendo para o centro da cidade os conhecimentos genuínos de cada um é fantástico, isso potencializa todos esses produtos,

“A agroindústria familiar carrega consigo saberes tradicionais passados de geração em geração. Esses
produtores são guardiões de práticas que refletem a identidade cultural de suas regiões. Integrar esses produtores, trazendo para o centro da cidade os conhecimentos genuínos de cada um é fantástico, isso potencializa todos esses produtos, agrega valor e impulsiona a abertura de novos mercados. É este o nosso papel, realizar um evento que é, na sua essência, uma plataforma de conexões”, ponderou Eduardo Zorzanello, CEO do Connection.

SAIBA MAIS – O Connection acontece de 28 a 31 de agosto, em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. O evento oferece palestras, feira de expositores, circuito gastronômico, degustações, atividades sensoriais e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae.

Fique por dentro de todas as novidades do evento seguindo o @connection_experience pelas redes sociais.