Publicação da revista Viva Grande BH está movimentando o empresariado,
os profissionais da área e toda a cidade de Contagem
“Vamos valorizar os profissionais da área da arquitetura, do design e do urbanismo”. A frase do publicitário Raimundo Pradino, diretor e editor da revista Viva Grande BH, é mais do que uma promessa: é uma missão!
E esse compromisso será materializado com o lançamento do “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem”, que ganhará o mundo em março de 2024. Uma comemoração a cidade de Contagem que irá comemorar em em agosto de 2024 seu aniversário de 113 anos.
Realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG) e com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG), o primeiro “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem” tem movimentado os profissionais do setor, o empresariado e a cidade como um todo. “Esta publicação nasce para mostrar o potencial de Contagem nas áreas da arquitetura, do urbanismo e do design, assim como para destacar os profissionais”, garante Pradino, com os olhos cheios de vida diante do projeto, que será um marco para o
município metropolitano.
Para Camila Drumond, que tem mais de duas décadas de experiência na área de acabamentos
e é a gestora comercial da Granvilla Acabamentos, o Anuário tem uma importância
gigantesca para a região metropolitana. “A publicação vai mostrar para os comerciantes, para
os construtores e para a própria população o quanto Contagem possui ótimas ofertas no setor.
Para os arquitetos, será uma maneira deles mostrarem seus trabalhos e seus projetos
executados na própria região”, destaca.
Designer de interiores, com 22 anos de trajetória profissional e diversos projetos realizados na região metropolitana da capital, Animere Vieira observa o Anuário como um aglutinador de talentos. “É uma publicação que vai promover a unificação do segmento, o que será um marco na cidade, fortalecendo tanto os profissionais quanto as empresas que atuam na construção da cidade. É um reconhecimento merecido”, frisa a designer.
O lançamento do “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem”, de acordo com todos os profissionais ouvidos pela reportagem, assim como pelos integrantes da edição e dos parceiros envolvidos no projeto, será um momento único e de celebração. Afinal, a publicação vai valorizar as pessoas que atuam na construção da cidade e no avanço arquitetônico do município.
PROJETO
Com mais de 300 páginas, aglutinando cerca de 50 projetos de destaque, acabamento requintado, edição e textos impecáveis, diagramação moderna e cuidadosamente elaborada, além de impressão limitada, o “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem” será um documento histórico e colecionável. “Os profissionais e seus respectivos projetos serão imortalizados nas páginas desta publicação. O Anuário, eu não tenho dúvidas, vai ser um objeto de estudo desde o dia da sua publicação até a vinda dos nossos contemporâneos”, garante Raimundo Pradino.
MOMENTO HISTÓRICO
“É a primeira vez que vamos ter um Anuário mostrando a riqueza do designer, dos profissionais e das empresas que atuam nos setores da construção aqui em Contagem. Esse é um pontapé importante”, destaca Camila Drumond, que, também pela primeira vez, vai integrar um Anuário de arquitetura. “Já participamos de outros projetos, outras ações, mas todas em Belo Horizonte. Esse momento é único”, completa a gestora comercial da Granvilla Acabamentos, empresa que tem mais de 25 anos de mercado. “Algumas pessoas ainda têm a impressão de que a cidade não tem bons produtos e bons profissionais. Fazem esse pré-julgamento, muitas vezes, por sermos uma cidade metalúrgica e, de certa maneira, ainda dormitório. Com o Anuário, vamos mostrar que temos muito a oferecer”, encerra a profissional, animada com a publicação.
Animere Vieira, que tem uma atuação como designer terapêutica, realizando harmonização dos ambientes, como transformando a casa em um lar, frisa que o Anuário vai ser um “acervo de consulta, influenciador”. “Vai ser uma representação concreta das pessoas que atuam no setor”, conta ela.
O “Anuário de Arquitetura, Design e Urbanismo de Contagem” marcará os 112 anos de Contagem e vai destacar os projetos atuais, como a Praça da Jabuticaba, cujo projeto é assinado pela equipe de Gustavo Penna, mas sem esquecer do passado. Os principais pontos da cidade, que vão desde o surrealismo da Casa de Cacos, passando pela referência grega do Espaço Popular, até os traços coloniais da Casa Nair Mendes, serão retratados na publicação.
Os profissionais que queiram participar do anuário com seus projetos devem entrar em contato:
TELEFONE: (31) 9928-5010
E-MAIL: anuario@vivagrandebh.com.br