Em sua mais recente obra, “Rabiscos Ariscos”, o escritor mineiro Silas Velozo apresenta uma coletânea que reúne textos produzidos entre 1985 e 2024, metade inéditos e metade anteriormente divulgados na internet. A obra reafirma a versatilidade do autor ao mesclar crônicas, historietas, poemas e pensares que combinam sensibilidade poética com um afiado senso de humor e um olhar atento às nuances do cotidiano.
O título reflete tanto a natureza dos textos quanto o percurso criativo do autor. “Rabiscos por alguns serem ainda verdes em experiência de vida, feitos a partir dos meus 25 anos de idade”, explica Velozo. E “ariscos” por representarem diferentes fases de sua vida e seu desejo, por vezes desafiador, de independência crítica e criativa. “Uma gangorra torta, meio caótica, mix de certa jovem ingenuidade e o quase venerável adulto”, define.
A obra nasceu quando o autor revisitou seus arquivos literários, encontrando entre manuscritos e textos datilografados, material que considerou valioso o suficiente para ser compartilhado. “Localizados, fui à revisão, cortando-acrescentando partes, selecionando, corrigindo, entre encantamentos e vergonhas”, revela.
Uma marca registrada da escrita de Velozo é sua experimentação linguística, criando novos sentidos e formas para as palavras. Essa inventividade pode ser observada em poemas como “Kálmarim” e “Colibrilógico”, além do texto “Niw Inglish”, incluído na seção “Pensares”. No prefácio, o autor já adverte sobre suas “escapulidas da gramática oficial”, assumindo a responsabilidade por essas transgressões criativas.
A versatilidade de Velozo se estende além da literatura. Belo-horizontino, ele também é compositor, cantor e instrumentista. Com o nome artístico de Silão, lançou quatro álbuns solo nas plataformas digitais e dois com o grupo “Tribo Amorosa”, que reúne composições suas e de seus filhos Amana e Pedro Veloso.
Antes de “Rabiscos Ariscos”, o autor publicou “Olhos Jins” (2015), romance em formato de diário sobre suas experiências da juventude, e “A Duração das Avelãs”, obra escrita em parceria com sua irmã Vanessa V. Gomes, com breves crônicas sobre a história familiar.
“Rabiscos Ariscos” pode ser adquirido nos sites da Editora Lux, Amazon, na Livraria e Papelaria Opus em Belo Horizonte, ou diretamente com o autor através do e-mail silasvelozo@gmail.com ao preço de R$40.