A pluralidade da arte toma conta do Museu Mineiro com a exposição “Mostra Habilitandos Escola Guignard 2024”, um recorte da produção artística de 16 ex-alunos do curso de artes plásticas da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A mostra, que integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, apresenta trabalhos em cerâmica, desenho, escultura, fotografia, pintura e gravura, refletindo a diversidade de linguagens exploradas pelos artistas.
Aberta ao público até o dia 23 de março, a exposição celebra não apenas o encerramento de um ciclo acadêmico, mas também o início de novas trajetórias criativas. Mais do que uma vitrine do talento emergente, a mostra se configura como um rito de passagem para esses artistas contemporâneos.
Artistas em exposição
A mostra reúne obras de Ana Carolina Gomes, Carollima, Daniela Pedrosa, Diego Curcio, Fernando Lima, Gabriella L. Winter, Iasmin Ramos, João Palmeira, Laura Brandão, Lia Keusen, Loba, Malu Marçal, Maria Jupira, Patrícia Siqueira, Verona Carvalho e Vinícius Mauro.

Escola Guignard e sua relação com os espaços culturais de Belo Horizonte
Os trabalhos dos habilitandos da Escola Guignard também podem ser vistos na Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, até o dia 9 de março, ampliando o alcance da produção artística dos ex-alunos.
Fiel ao legado de seu fundador, Alberto da Veiga Guignard, a Escola Guignard mantém um ensino diferenciado, baseado em uma estrutura acadêmica fluida, que alia teoria e prática em projetos extensionistas. Essa abordagem estimula o diálogo entre a universidade, as instituições culturais da cidade e o público, tornando a arte acessível e dinâmica.

Museu Mineiro: um espaço de memória e arte
Desde sua inauguração em 1982, o Museu Mineiro preserva e exibe um acervo diversificado ligado à história e à produção artística de Minas Gerais. Entre os destaques, estão obras de Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés e Di Cavalcanti.
Além disso, a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais” convida o visitante a conhecer preciosidades como a bandeira da Inconfidência Mineira, manuscritos originais de “Tutaméia”, de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e uma coleção de santos de devoção popular.

Serviço
“Mostra Habilitandos Escola Guignard 2024”
Local: Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Centro, Belo Horizonte)
Período: Até 23 de março
Horários: Terça a sexta: 12h às 19h – Sábados, domingos e feriados: 11h às 17h
Entrada gratuita
Capa: Verona Carvalho – Divulgação