Um letreiro luminoso com uma frase da liderança indígena será instalado no Viaduto Santa Tereza. O centro de Belo Horizonte vai ficar iluminado e colorido entre os dias 23 e 26 deste mês, durante a 3ª edição da Festa da Luz. Para este ano o evento propõe um diálogo entre cidade e floresta por meio de instalações luminosas, com a ideia de “reflorestar”, simbólica e esteticamente, o espaço público e o imaginário coletivo.
A Festa da Luz é um dos principais festivais de arte pública do Brasil. E será ainda maior este ano, com
nove instalações, cinco performances, shows de música, DJs e a programação de videomapping com
VJs de todo o país.
O Circuito da Luz passa pela escadaria do metrô da Sapucaí, Edifício Itatiaia, Mirante Sapucaí, Edifício Chagas Dória, Viaduto Santa Tereza e Sula. Artistas como Ailton Krenak, Glicéria Tupinambá, Daiara Tukano, Don L, Pigmalião, Grace Passô, Amanda Lobos, Homem Gaiola, Hot e Oreia, Pirilampos do planeta, Thiago Mazza, entre outros estão na programação artística e musical.
As obras buscam conectar o pensamento da floresta com a de uma cidade mais sustentável, justa e acolhedora para todos. O público perceberá a reflexão que o festival propõe não somente através da fruição das obras, mas do próprio circuito de arte e luz que convida as pessoas a se deslocarem pelo centro e se
conectarem com a cidade.
Programação da Festa da Luz – A terceira edição da Festa da Luz inspira-se no conceito de Aílton Krenak de “florestania” para desenvolver a proposta curatorial que tem como tema “Cidade Floresta”. Uma das principais lideranças indígenas do Brasil, ele lembra que a cidade e a floresta não são separadas, mas intrinsecamente ligadas. Precisamos respeitar e incluir os diferentes seres e formas de viver, para que possamos construir um mundo mais justo e pluriétnico.
Durante a Festa da Luz, será instalado um letreiro luminoso na Baixio do Viaduto Santa Tereza com uma
frase de Ailton Krenak. O MUMA – Música e Mapping é a programação de shows acompanhados ao vivo por um VJ da Festa da Luz. Com a Praça da Estação em obras, o MUMA será embaixo do Viaduto Santa Tereza. Entre os artistas confirmados estão Don L, Hot e Oreia e Katú Mirim.
Já a programação de performances da Festa da Luz busca trazer movimento para o Festival, levando a obra
onde as pessoas estão e percorrendo todo o circuito de arte, dialogando com as instalações e o tema
“Cidade Floresta”. Duelo de MCs e Bia Nogueira estão na programação.
O Bloco da Bicicletinha fará o cortejo de abertura desta edição, convidando o público a pedalar
iluminado. E o Elefanteatro é um espetáculo de rua, um teatro que caminha junto com o público. Ele é
construído de restos de embalagens, como uma montanha de resíduos que ganha vida e pela primeira
vez será iluminado.
Festa da Luz – Data: 23 a 26 de maio (sexta a domingo)
Local: ruas do centro de Belo Horizonte
Programação gratuita
Informações: www.instagram.com/festadaluz.art