O LatAm Content Meeting é um novo evento internacional latino-americano dedicado a conteúdos de não-ficção, como reality shows, documentários e entretenimento factual. O primeiro dia do LatAm Content Meeting, realizado no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 600 profissionais do audiovisual de 20 países diferentes. Produtores independentes, distribuidores e executivos de canais brasileiros e estrangeiros se reunirão até a próxima quarta-feira para debater o mercado de audiovisual de não-ficção na América Latina. Além das palestras com lotação esgotada, os participantes aproveitaram encontros e reuniões na Meeting Area e a primeira sessão de pitch do evento, organizada pelo Sunny Side of the Doc, maior evento internacional dedicado a documentários da França.

Fernando Dias, presidente do LatAm Content Meeting, destacou o sucesso do primeiro dia: “Tivemos um dia de trabalho muito positivo. Todas as salas estavam lotadas e já recebemos notícias de várias parcerias sendo realizadas entre empresas brasileiras e internacionais. Temos mais dois dias de evento e espero que as produtoras participantes aproveitem as oportunidades.”
A abertura contou com a participação de João Pieroni, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que falou sobre o BNDES FSA Audiovisual, lançado em agosto de 2024, programa que busca induzir investimentos e facilitar o crédito para o setor. Em seguida, Caroline Behar, da France Télévisions, apresentou a Global Doc Alliance, uma iniciativa inovadora de cofinanciamento que une os principais canais públicos internacionais para promover a diversidade e elevar a qualidade dos conteúdos. Kate Phillips, Diretora de Unscripted da BBC, explicou como funciona o sistema da corporação e quais conteúdos são selecionados para a rede de televisão britânica.
A mesa de debates – “Industry Talk: Por dentro dos Canais Brasileiros”, moderada por Leonardo Edde da Riofilme, reuniu representantes da TV Cultura, Canal Curta, Canal Brasil e Grupo Bandeirantes de Comunicação. O debate abordou os desafios dos canais de TV aberta e paga em desenvolver narrativas impactantes por meio de documentários e formatos inovadores, além das consequências da era do streaming para a TV e a dificuldade que produtores independentes enfrentam ao tentar emplacar conteúdo em grandes plataformas.
Na sala “Mar Azul BNDES”, a mesa “Novos Mercados para Catálogos Independentes no Streaming e os Desafios Tecnológicos” discutiu o cenário atual e os desafios enfrentados pela indústria do audiovisual independente no contexto do streaming. A palestra “Sebrae: Impacto da Tecnologia na Produção Audiovisual – Regulação de IA” abordou a união do humano e do virtual, evidenciando como os dois mundos se fundiram, além de discutir a regulamentação da inteligência artificial no Brasil e o futuro do uso da tecnologia sem uma legislação específica.
Para finalizar o dia, o público acompanhou a sessão de pitch “LCM X SSD: Natureza”, organizada pelo Sunny Side of the Doc, onde seis produtores apresentaram seus projetos e receberam conselhos de negócios de editores responsáveis pela curadoria de conteúdo.
Programação
Nesta terça-feira, 11 de março, o segundo dia do LatAm Content Meeting contará com duas palestras Industry Talk: a primeira, “Dentro dos Canais Europeus”, com a participação de representantes do Channel 4, Deutsche Welle, ARTE, ORF e BBC. A segunda, sobre canais FAST (Free Ad-Supported Streaming TV), reunirá Samsung TV Plus, Paramount/Pluto e Whe Play+, que estão revolucionando o consumo de conteúdo gratuito e das plataformas de streaming. Os executivos apresentarão como cada um desses espaços desenvolve narrativas impactantes por meio de documentários e formatos inovadores de não-ficção, além de discutir os desafios de equilibrar entretenimento com autenticidade, os tipos de conteúdo procurados e as oportunidades de coprodução com produtores independentes. Encerrando o segundo dia, o painel “100 anos de Globo contando histórias brasileiras” contará com a participação de diversos executivos especialistas da empresa, que falarão sobre como, nesses 100 anos, a Globo tem contado histórias de brasileiros para brasileiros, incluindo o gênero de não-ficção.
No último dia de evento, quarta-feira, 12 de março, a palestra “Made in LatAm: Formatos Originais de Factual Entertainment” discutirá como o mercado global de formatos de TV gera bilhões anualmente por meio de licenciamento, com alguns formatos alcançando dezenas de adaptações ao redor do mundo e dominando as classificações de audiência. A mesa de debates reunirá os brasileiros Marcio Yatsuda, da Movioca, Allan Licco, da Endemol Shine Brasil, e Sarah Rodrigues, da Floresta/Sony. Outro destaque será o painel “Quando a Realidade Encontra a Ficção”, que explorará os desafios e processos criativos por trás da dramatização de eventos reais e personagens verídicos, a partir de estudos de caso exclusivos da Amazon Studios e da Gullane.
O LatAm Content Meeting, está posicionado em um momento estratégico, quando o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), esta edição inaugural terá como pano de fundo discussões globais sobre sustentabilidade e uma economia neutra em carbono, bem como questões sociais contemporâneas, como igualdade de gênero, diversidade racial, comunidades indígenas e mudanças sociais, refletindo o tecido cultural dinâmico do Brasil.
O objetivo do LatAm Content Meeting é mostrar a vitalidade do mercado audiovisual latino-americano e criar oportunidades de negócios entre profissionais do setor latino-americano e produtores, distribuidores e exibidores internacionais.
Serviço:
LatAm Content Meeting
Data: 10, 11 e 12 de março de 2025
Local: Othon Palace Hotel, Rio de Janeiro
Endereço: Av. Atlântica, 3264
Para mais informações, visite o site oficial do evento: https://latamcontentmeeting.com/pt