Bem-vindos à coluna de turismo do jornalista Sérgio Moreira, onde fazemos um giro pelas novidades do trade turístico de Minas Gerais e do Mundo. Além de fascinantes e variadas informações sobre destinos turísticos ao redor do mundo.
Prepare-se para descobrir dicas valiosas, novidades do setor, experiências culturais enriquecedoras e sugestões exclusivas para tornar suas viagens inesquecíveis. Venha conosco nessa jornada e inspire-se para sua próxima aventura!
Patrícia Moreira é nomeada Subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais nomeou Patrícia Moreira como Subsecretaria de Estado de Turismo no dia 25 de junho. Desde novembro do ano passado, ela era superintendente de marketing turístico da Secult-MG. Graduada em administração de empresas com habilitação em comércio exterior pelo Centro Universitário UNA, Patrícia possui MBA em gestão de eventos e cerimonial pela mesma instituição e mestrado em Administração – Promoção turística internacional pela Universidade Fumec.
Com experiência em organização de eventos no Brasil e no exterior desde 1990 e atuação no mercado de
turismo há 30 anos, nas áreas de comunicação corporativa, marketing, missões empresariais internacionais, promoção turística nacional e internacional, gestão de projetos e relações públicas,
Patrícia Moreira também foi consultora de eventos, missões e cerimonial da Confederação Nacional da
Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais (Fiemg), além de professora do
MBA em Negociação Internacional, Marketing, Gerenciamento de Projetos e Marketing Cultural do
Centro Universitário UNA.
Com a chegada de Patrícia Moreira, Sérgio de Paula, após contribuir para a promoção e o crescimento do
turismo em Minas, deixou o cargo que ocupava desde outubro de 2022 e agora irá se dedicar a projetos
pessoais.
Mangalarga Marchador em Belo Horizonte
A ABCCMM realiza a 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, de 20 de julho a 3 de agosto de 2024, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte . Este ano, criadores e admiradores da raça terão a oportunidade de celebrar durante o evento, o aniversário de 75 anos da Associação Brasileira dos
Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, instituição que personifica a paixão, a dedicação e a resiliência de todos aqueles que contribuíram para a preservação e evolução da tropa composta hoje por 743.277 animais.
Para a edição deste ano, a expectativa dos organizadores é que a Exposição Nacional receba cerca de 200 mil visitantes, 500 expositores e tenha mais de mil animais inscritos. A programação será variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agronegócio.
Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos marchadores participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil.
Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também integram o calendário, além de uma rede ampla de serviços ligados à gastronomia e ao entretenimento.
Belo Horizonte com voos para o Norte
Novos voos de BH para o norte do país Uma nova rota que liga o BH Airport ao Norte do país acaba de ser inaugurada. A partir do dia 27 de junho, já é possível comprar passagens pela Azul Linhas Aéreas, saindo da capital mineira direto para Manaus, no Amazonas. Os voos serão diários e operados em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 clientes, saindo às 22h45 do BH Airport e chegando às 01h10 na capital amazonense. Já no sentido contrário, a aeronave sai às 3h de Manaus e chega às 7h20 em Belo Horizonte. O primeiro voo acontece no dia 7 de agosto.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que, com essa rota, o terminal mineiro chega a cinco estados atendidos na região Norte. “É uma alegria para o BH Airport conectar Minas Gerais a mais um estado nessa região, principalmente se tratando do Amazonas, que oferece possibilidades riquíssimas de turismo com sua vasta biodiversidade. Além disso, essa rota tem um enorme potencial para o transporte de cargas, facilitando o comércio e a distribuição de produtos entre Minas Gerais e o Norte.
Estamos entusiasmados em proporcionar aos mineiros a conexão direta com essa região tão importante do Brasil e certos de que essa rota também trará mais desenvolvimento para o nosso estado”, afirma. O gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul, Vitor Silva, também reforça a importância da nova rota. “Estamos empolgados em oferecer mais uma ligação direta da região amazônica com o Sudeste, com todo o conforto e experiência do cliente que a Azul proporciona. Por conta do festival de Parintins, já
vamos ter neste final de semana dois voos extras diretos saindo de BH com destino a Manaus e, a partir
de 7 agosto, teremos voos diários”, comenta.
Recentemente, o BH Airport inaugurou outro destino inédito para o norte: Rio Branco (AC). Essa é, inclusive, a única rota que liga o Sudeste ao Acre. A rota será operada pela Azul a partir de 4 de outubro e contará com dois voos diários, sendo um no percurso Belo Horizonte – Porto Velho – Rio Branco – Belo Horizonte e outro no trajeto inverso: Belo Horizonte – Rio Branco – Porto Velho – Belo Horizonte. Da capital mineira, os voos partem às 8h45 e às 21h40.
Sobre o BH Airport – Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.