Reconhecimento do Festuris aos feitos em prol da comunidade LGBT+ chega ao quinto ano de
homenagens. A vice-presidente sênior Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais da Rede Accor, Antonietta Varlese, é o nome que vai representar a diversidade no 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que ocorre de 6 a 9 de novembro, na Serra Gaúcha. Nesta edição do evento, é ela que recebe o troféu Cores do Turismo.
“Entregar o troféu Cores do Turismo para Antonietta é um reconhecimento justo e necessário à sua dedicação à defesa de duas causas fundamentais para a construção de uma sociedade mais evoluída: inclusão e sustentabilidade. Sua atuação exemplar demonstra que a justiça social e a preservação do planeta são lutas interligadas, pois não há verdadeira sustentabilidade sem inclusão, e não há inclusão sem um compromisso com o bem-estar coletivo e o respeito à diversidade”, exalta o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.
Antonietta é executiva com mais de 20 anos de experiência em ESG, comunicação corporativa e relações públicas. Atua com foco em diversidade, equidade e inclusão, gestão de crises, relações governamentais e comunitárias. Liderança em equipes multigeracionais, multiétnicas e transversais. Antonietta trabalha para o Grupo Accor desde 2013, e atualmente ela gerencia a estratégia para 14 países e mais de 450 hotéis.
Antonietta também trabalhou na BAT Itália e fez parte de outras instituições como Citibank e Governo da cidade de São Paulo. É graduada em Jornalismo com MBA em Marketing e especialização pela Universidade de Syracuse. Ela é membro do Conselho da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e da Associação Internacional de Viagens LGBT. Em 2022, foi eleita TOP+100 Executivos Poderosos do Turismo.
A homenagem existe há cinco anos e já reconheceu o trabalho e trajetória de personalidades como Clovis Casemiro, Alex Bernardes, Saulo Santos e Maria do Céu.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO – Clovis Casemiro foi o primeiro nome a receber o troféu Cores do Turismo.
Ele é Gerente de Membros da IGLTA (Associação Internacional de Viagens LGBTQ+) para América do Sul e Portugal e destaca a relevância deste reconhecimento.
“O Troféu Cores do Turismo veio para trazer e posicionar a importância do Festuris quando pensamos em diversidade e inclusão”, comenta. “E neste ano, ter a Antonietta da Rede Accor ganhando o troféu Cores do Turismo é algo muito importante para nós. A Rede Accor foi a primeira no Brasil a trazer todas as suas comunidades LGBT internas, depois conversou com seus fornecedores e chegou aos seus clientes de forma muito participativa de ações a favor da comunidade LGBT, tanto dentro do turismo, como das associações”, acrescenta.
E esse trabalho chegou na Accor mundial. “A Antonietta começou a falar isso no Brasil e isso se expandiu de uma forma muito importante aqui nos países da América Latina até chegar na sede da Rede Accor na Europa. E virou planejamento da rede em entender cada vez mais o turismo LGBT, entender suas equipes LGBTs e trazer a importância da diversidade e inclusão no turismo mundial”, finaliza Clovis.
O Espaço LGBT no Festuris

O Espaço LGBT+ cresce a cada ano e está preparando uma importante contribuição para o segmento turístico de inclusão. A vanguarda como pioneiro em feiras do setor, vai chegar ao 16º ano dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo, abrindo portas para ampliar sua importância no âmbito da
diversidade. Uma das novidades para este ano está na nomenclatura, identidade visual e composição do ambiente que dará destaque para “Espaço LGBT+ Diversidade”.
O objetivo é ampliar para uma visão mais global da diversidade e envolver novos expositores. O executivo do Espaço, Dan Hay, está muito empolgado com essa expansão e confirma que a equipe já está em tratativas com organizações para prospectar esse trabalho de inclusão. Segmentos afro, indígena, étnico e PcD estão no guarda-chuva da diversidade e que terão vez no Festuris junto com o tradicional movimento LGBT+.
O principal reflexo dessa ampliação é garantir mais visibilidade para outros nichos de turismo que integram o tema da inclusão. O palco de conteúdo também está sendo projetado para ampliar as
temáticas de discussões. “O turismo é extremamente democrático. Não existe distinção. O Festuris sabe disso e faz questão de dedicar atenção, espaço e destaque para todos os nichos”, enfatiza o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.
A 37ª edição do Festuris ocorre de 6 a 9 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Neste ano o tema do evento é “Reimaginando o Amanhã”.
Mais informações no www.festurisgramado.com.br ou pelas redes sociais @festurisgramado
Capa: Antonietta Varlese – Foto: Danilo Borges