A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) anuncia uma nova fase para a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Wirley Rodrigues Reis, conhecido como Têko, assume a presidência da instituição, trazendo consigo uma sólida trajetória na gestão pública e cultural.
Com 56 anos de história, a FAOP é uma referência nacional na formação de conservadores e restauradores, além de desempenhar um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural mineiro. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a chegada de Têko representa uma oportunidade de renovação e fortalecimento da instituição.
“O compromisso de Wirley Rodrigues Reis com a cultura, aliado à sua experiência em gestão pública, traz uma nova perspectiva para a FAOP, que desempenha um papel estratégico na valorização das artes e na preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais”, destaca o secretário.
Uma trajetória marcada pela cultura e pela gestão pública
Têko atuou como prefeito de Itapecerica por dois mandatos consecutivos (2017-2020 e 2021-2024), período em que se destacou pela implementação de políticas culturais e turísticas na cidade. Atualmente, ele também exerce a função de presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e é secretário-geral da Associação Mineira de Municípios (AMM).
Diante do novo desafio, Têko reforça seu compromisso com a missão da FAOP:
“Estou muito feliz e emocionado. Quero agradecer a confiança do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e do governador Romeu Zema. Será um grande desafio e podem ter certeza que, com toda a equipe da FAOP, faremos um trabalho inovador na gestão dos projetos que abrangem, desde a formação artística, até a preservação e a restauração de patrimônios históricos e a promoção cultural e artística de Minas Gerais”, afirma o novo presidente.
Com essa nova gestão, a FAOP segue fortalecendo seu propósito de fomentar a arte e a restauração do patrimônio cultural, reafirmando o protagonismo de Minas Gerais no cenário nacional e internacional
Foto Capa: Wirley Rodrigues Reis, novo presidente da FAOP – Foto Divulgação