Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

A 28ª FESTA CULTURAL DA GOIABA – TRADIÇÃO E SABOR ADOÇAM SÃO BARTOLOMEU

Posted on

A pequena e charmosa São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, se prepara para mais uma celebração de sua doce tradição. De 4 a 6 de abril, o Festival dos Doces de São Bartolomeu28ª Festa Cultural da Goiaba, promete encantar moradores e visitantes com uma programação gratuita repleta de cultura, música e, claro, muito sabor. O evento, realizado pela ADAF (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu), conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, além de secretarias e estabelecimentos locais.

Um Patrimônio de Sabor e História

Reconhecido como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2008 – com revalidação em 2018 –, o feitio artesanal da famosa Goiabada Cascão e de outros doces tradicionais de São Bartolomeu é um verdadeiro tesouro cultural. Esse título não apenas enaltece a importância dessa tradição, mas também impulsiona ações de preservação e valorização dos saberes e fazeres locais.

Para o Eduardo Luiz Fortes, presidente da ADAF, o festival é a materialização de um legado que atravessa gerações:

“O Festival da Goiabada, que já está na 28ª edição, simboliza os frutos que o distrito de São Bartolomeu está colhendo. A importância histórica e da tradição de se fazer o doce no tacho de cobre é um resgate. Meus bisavós, avós e pais faziam. Meu pai, com 90 anos, ainda adora enrolar o doce, eu tenho 50 e meu filho tem 19 anos e também produz doce. Amamos nosso ofício e queremos perpetuar para as próximas gerações, pois mais do que fazer doce, é produzir cultura.”

A programação do festival reflete essa riqueza cultural, promovendo homenagens, oficinas, cortejos e shows. O evento será inaugurado na sexta-feira (4) com uma cerimônia especial de abertura, incluindo a entrega da menção honrosa “Doces de São Bartolomeu – Patrimônio Imaterial de Ouro Preto” e a exibição de um minidocumentário sobre a produção doceira do distrito. A noite segue com a aguardada degustação de doces artesanais e apresentações musicais, com destaque para o espetáculo “Grandes Sertões”, de Bontempo e André Vitorino.

Experiências Gastronômicas e Culturais

No sábado (5), as ruas de São Bartolomeu ganham vida com o Cortejo da Folia do Boi da Manta, além de oficinas que exploram desde a relação do doce com a natureza até o preparo de receitas icônicas, como o Biscoito Beliscão de Goiabada. Para os amantes da boa música, a programação traz nomes como Trio Capricum e a banda Free Birds, garantindo um encerramento animado para o dia.

Tacho de Cobre com Goiaba – Foto: Vovó Pia Sabores Artesanais

O domingo (6) segue a tradição, com mais um Cortejo da Folia do Boi da Manta e oficinas de culinária. Um dos destaques será a aula prática de preparo da Goiabada empanada com castanha de caju na cama de Catupiry, experiência imperdível para os apreciadores da doçaria mineira. A programação musical encerra o festival em grande estilo, com apresentações de Raphael Fernandes – O Rei do Forró, da dupla Jorge e Sizenando e da banda Urucum.

Valorização da Cultura e do Turismo Local

Mais do que um evento gastronômico, o Festival dos Doces de São Bartolomeu fortalece a identidade local e impulsiona a economia do distrito. O apoio da comunidade, dos comércios e das pousadas da região reforça o potencial do festival como um atrativo turístico e cultural.

Foto — Reprodução. Crédito — Patrick de Araújo/PMOP

Para quem deseja vivenciar de perto essa experiência única, São Bartolomeu se apresenta como o destino perfeito para o primeiro fim de semana de abril. Entre o aroma irresistível da goiabada e o som contagiante das apresentações musicais, visitantes terão a oportunidade de se conectar com uma tradição centenária que segue adoçando gerações.

Uma viagem aos sabores da história espera por você!

Programação completa:

04/04 – SEXTA-FEIRA

18h – Cerimônia de abertura e homenagem aos doceiros | Abertura “Exposição Frutos da Terra” |Entrega da menção honrosa “Doces de São Bartolomeu – Patrimônio Imaterial de Ouro Preto” | Exibição do minidocumentário sobre a produção doceira de São Bartolomeu
19h – Degustação de doces artesanais
20h – “Doces em Versos” com alunos da E. M. Dr. Washington de Araújo Dias
20h30 – “Show Grandes Sertões”, Bontempo e André Vitorino
22h – Show Banda De Pai pra Filho

05/04 – SÁBADO

10h – Cortejo de abertura Folia do Boi da Manta
11h – Oficina de arte O doce e a Natureza na escola (todas as idades)
12h – Oficina de doce ao vivo na rua principal
14h – Oficina culinária para crianças na escola
“Biscoito Beliscão de Goiabada”
16h – Show Samba com Dendê
18h – Show “Santo de Casa”, com Músicos de São Bartolomeu
20h – Show Trio Capricum
22h – Show Banda Free Birds

06/04 – DOMINGO

10h – Cortejo da Folia do Boi da Manta
11h – Oficina de culinária adulto na escola
“Goiabada empanada com castanha de caju na cama de Catupiry”
12h – Oficina de doce ao vivo na rua principal
12h – Show Raphael Fernandes “O Rei do Forró”
14h – Oficina Cores da Terra na escola (todas as idades)
14h – Show Dupla Jorge e Sizenando
16h – Show Banda Urucum

Foto Capa: Crédito Cris Fraga