Ação não é apenas algo fora da curva, é um chamado para que todas as empresas pensem e para que os comunicadores entendam que o mercado mudou
Texto: Nicole Pappon – Fundadora da Grapa
O Show da cantora Madonna no Rio de Janeiro não é novidade para ninguém, mas a ação da cantora com o Itaú Unibanco é uma jogada de mestre nesse jogo que é o mercado de comunicação. Essa parceria deve movimentar R$ 300 milhões para a cidade do Rio de Janeiro em comemoração aos 100 anos do banco.
O Itaú pretende oferecer uma experiência exclusiva para seus clientes, firmando parceria com empresas como ClickBus e Decolar para dar benefícios que vão desde descontos em transportes e hospedagens para o show que ocorrerá na Praia de Copacabana. Consequentemente, essa soma de fatores cria uma narrativa em torno da celebração do centenário da empresa, o que pode atrair novos públicos e trazer uma imagem diferente e melhor para a organização.
Madonna empresta a sua imagem para uma mensagem-chave muito importante, a “feito do futuro”. A cantora reflete inovação e atemporalidade, algo que o banco deseja transmitir. Outro ponto que chama atenção é a decisão de realizar o show na praia de Copacabana que, não é uma escolha por estética, mas sim uma declaração de intenção, já que o espaço já foi palco de shows importantes e já é um lugar tradicional para a cidade.
A transmissão do show ficará por conta da Rede Globo, a maior emissora do Brasil e a segunda maior do mundo. Isso significa que mais pessoas terão contato com a Madonna, com a ação e, consequentemente, com o Itaú. A abordagem multimídia garante que o espetáculo rompa a bolha e não se restrinja a apenas um público, mas sim para uma gama maior.
Observando com os olhos bem atentos, a parceria entre Itaú e Madonna celebra um acontecimento para o mercado de comunicação. Cada vez mais os profissionais atuantes da área precisam pensar mais, executar melhor e sair daquela redoma restrita onde a divulgação se limita em um texto para a imprensa e uma ação esporádica em redes sociais.
Precisamos pensar que o modus operandi da comunicação mudou. Não vivemos mais o mesmo mundo de antes, ousar é necessário para estar em evidência. Hoje, para ser diferente dos demais é preciso sair da bolha, seja com ações com influenciadores que representem a empresa e falem com o possível cliente, como também escolher a melhor forma de chamar atenção, mas lembre-se: “Fale mal, mas falem de mim”, não é uma ideia tão agradável como se parece. Comunicar é fazer a diferença, é agregar valor!
Institucionalmente, todas as novidades fortalecem a credibilidade e relevância da marca junto a um público diversificado entre gerações. A associação com Madonna não se limita apenas à exposição da marca, mas também cria uma narrativa única que ressoa com os valores e aspirações de uma audiência global.
Texto compartilhado de: www.meioemensagem.com.br