Fortalecer e valorizar a nossa mineiridade, é com esta proposta que será realizado de 9 a 12 de novembro, o Festival Saberes e Sabores 2023. O tradicional evento de Araxá, acontecerá de quinta a domingo, com entrada gratuita. O público terá acesso à aulas show, oficinas gastronômicas e pratos típicos, artes cênicas interativas, shows musicais, lançamento de livros, degustações e área kids.
Será montada grande estrutura com acessibilidade, que contará com 14 stands. Cada um com pratos típicos diferentes, dando opções para o público saborear o melhor da nossa culinária em encontros saborosos ao ar livre para toda a família, bem no centro, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. A curadoria do “Espaço Cozinha Show”, conta com a expertise da mestre e professora universitária Rosilene Campolina. E o que é melhor, compartilhando conhecimento com a historiadora Márcia Nunes e apresentações de grandes chefes mineiras, que terão destaque nesta edição que homenageia o protagonismo feminino na gastronomia, na cidade da destemida “Dona Beja”. Segundo Rosilene, a abertura será marcada com a exibição do documentário das “Três Marias”, que homenageia as grandes representantes da nossa cozinha: Dona Lucinha, Dona Nelsa e Dona Maria Stella. O curta foi lançado recentemente pela Matula Filmes, na bienal da gastronomia, com a direção da jornalista Lorena Martins. “Esta edição, está recheada de saberes e sabores, inspirados no livro de mesmo nome do escritor Armando De Angelis, idealizador do evento. Teremos ainda momentos literários e tardes de autógrafos com a Miriam Cerutti, autora do livro “A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no mundo das especiarias”. As aulas show serão pautadas nas influências dos povos originários, imigrantes e quilombolas que deixaram suas contribuições para a formação culinária araxaense”, explica Campolina, curadora gastronômica do festival.
“Araxá é considerada a capital da cultura e da gastronomia das Gerais com alta representatividade nos reconhecidos sabores mineiros. O festival vem para fortalecer as nossas raízes e valorizar, dar voz a toda essa riqueza e diversidade mineira”.
O festival gastronômico foi um dos primeiros eventos de Araxá e abriu portas para que a cidade se tornasse uma referência no turismo de eventos. O nome Saberes e Sabores foi inspirado no livro do mesmo nome, escrito por Armando de Angelis, que narra períodos da história de Araxá e sua gastronomia. Já passaram pelo festival grandes chefs nacionais e internacionais como Claude Troisgros e Erick Jacquin.
O festival conta patrocínio da CBMM, empresa líder mundial em produtos e tecnologia de nióbio, por meio da lei federal de incentivo da cultura do Governo Federal e da CEMIG, via lei estadual de incentivo à cultura.
HISTÓRICO DO FESTIVAL
Armando de Angelis foi pioneiro ao criar em Araxá no início dos anos 2000, após a reinauguração do Grande Hotel, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. O objetivo em parceria com a Prefeitura Municipal, era incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade. O Festival recebeu artistas e chefs nacionais e internacionais e foi realizado durante 9 anos resgatando a cultura e a gastronomia de Araxá.
Em 2016, Armando lança seu livro Saberes e Sabores de Araxá que daria nome ao novo festival, com o propósito de promover, divulgar integrar a cultura e a rica culinária da cidade, com viés também turístico. Foram 4 edições, seguidas sendo interrompido na pandemia e realizado novamente em 2022. O festival foi reconhecido pela Secretaria Estadual de Turismo e Cultura como um dos mais importantes do estado, pelas suas características de Mineiridade
Armando é um dos fundadores da Frente da Gastronomia Mineira criada em 2014 para ser um fórum participativo de defesa, preservação e promoção da gastronomia do estado. A articulação é feita por meio de um trabalho em rede que conta com representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, formadores de opinião, empreendedores e pesquisadores do tema.
PRESENÇA CONFIRMADA DE GRANDES CHEF´S
Rosilene Campolina
Coordenadora técnica de gastronomia do festival “Saberes e Sabores de Araxá 2023”, onde atuou em 2022 como chef apresentadora de uma oficina. Mestre em Educação e Sustentabilidade Gastronômica, docente universitária com especialização em Cozinha Mineira e Brasileira, professora de gastronomia no Centro Universitário UNA, administradora do portal Chef a Chef e membro da Frente da Gastronomia Mineira desde sua fundação. Atuou como jornalista na revista Minas Gourmet, Jornal MG Turismo, Jornal de Lourdes, entre outros meios de comunicação. Diversas vezes premiada em concursos gastronômicos, dentre eles o Concurso Internacional “Les Chefs Sofitel”, onde se sagrou campeã.
Márcia Nunes
Chef historiadora, graduada em História na UFMG. Estudou as manifestações de religiosidade popular e produziu uma pesquisa da história e significação da Festa do Rosário, onde percebeu a importância cultural do trabalho de Dona Lucinha, sua mãe. Atualmente administra um dos restaurantes Dona Lucinha. Coautora do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”. Em 2022 atuou como chef apresentadora de uma oficina do festival “Saberes e Sabores de Araxá”, sendo que em 2023 vai atuar como narradora em 4 oficinas apresentando fases históricas narradas no livro “Saberes e Sabores de Araxá” de autoria de Armando De Angelis.
Maria José
Chef de cozinha graduada pelo centro universitário UNA, pós graduada em gestão e negócios gastronômicos, professora de confeitaria e gastronomia no IG-Instituto Gourmet, professora na Faculdade Promove, proprietária do Maria José Buffet, apreciadora e pesquisadora das quitandas mineiras. Ensina de culinária em atendimento às necessidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para o projeto de capacitação culinária para mulheres de baixa renda da cidade de Entre Rios de Minas. No festival “Saberes e Sabores de Araxá 2023” vai apresentar em parceria com Ana Claudia Alves um clássico da cozinha internacional – “Filet Wellington”, acompanhado de uma sobremesa franco-brasileira sob o tema “O Grande Hotel e o Requinte dos seus Pratos”.
Carol Silva
Chef Carol é graduada em gastronomia superior pelo Centro Universitário UNA, membro da Frente da
Gastronomia Mineira e da Federação Italiana de Cozinheiros. Proprietária do buffet Carol Silva e da
Casa de Chef de Cozinha Artesanal em Santa Luzia. Palestrante e jurada em vários eventos e festivais
gastronômicos. Vencedora de vários prêmios culinários em suas criações, como o sanduiche “Matula da
Roça”. Atuou ainda como chefe de cozinha da Líder Taxi Aéreo. No festival “Saberes e Sabores de Araxá
2023” vai preparar um prato típico regional, a “Galinhada Dona Bêja”, sob o tema “O legado culinário
e cultural dos bandeirantes, tropeiros e primeiros colonizadores de Araxá”.
Ana Cláudia Alves
Graduando em gastronomia pela Universidade Unicesumar – EAD. Professora de Gastronomia pelo Instituto Apreender. Ministra cursos e dou palestras nas áreas de Alimentação Saudável/ Chás e ervas medicinais. Especialista em alimentação e montagem de camarins Artísticos. Proprietária da empresa ANA’S DELÍCIAS E SABORES. É participante de diversos cursos culinários, dentre eles: Boas Práticas de Manipulação, Pães, Pizzas, Roscas e Salgados, Bombons e Doces finos, Manipulação de alimentos Mesa Brasil, “Garde Manger” e Esculturas em Alimentos. No festival “Saberes e Sabores de Araxá 2023” será responsável pela sobremesa franco-brasileira do “Filet Wellington”, sob o tema”O Grande Hotel e o requinte dos seus Pratos”.
Meire Ribeiro
Meire é uma profissional muito conhecida pela sua capacidade empreendedora e pela riqueza dos seus produtos derivados da jabuticaba. Proprietária da Sabarabuçu Agroindústria de Alimentos e Bebidas, presidente da Associação dos Artesãos e das Tradições Culturais de Sabará. Foi também coordenadora do Festival de Jabuticaba de Sabará. No festival “Saberes e Sabores de Araxá 2023 vai apresentar seus produtos e preparar junto com a professora Rosilene Campolina, um prato típico para degustação sob o tema: “A influência dos índios e quilombolas na gastronomia de Araxá e Sabará”.
Euzi Nascimento
Personal chef / consultora em gastronomia, técnica em organização e produção de eventos, boas práticas, higiene e manipulação de alimentos. Ministrou cursos pela Garoto em pontos de vendas de várias mineiras, coordenou gastronomia na Casa Arno na elaboração de receitas e montagem de grades de cursos. Foi responsável por relacionamento com parceiros, relacionamento organizacional de eventos juntos a empresas como Dona Benta, Nestlé, Dr. Octker, PifPaf, Perdigão, Gemer, Tal e Qual, entre outras. Sócia do Buffet Evento Ali, participou de diversos programas de TV, montou diversos cardápios e pratos especiais para restaurantes, além de treinar suas equipes de trabalho. Participou de diversos festivais gastronômicos. No festival “Saberes e Sabores de Araxá” vai preparar um prato típico – “Matula Mineira”, sob o tema “A influência dos primeiros habitantes de Araxá e dos Imigrantes que ali estabeleceram na releitura dos seus pratos”
Miriam Cerutti
Miriam Cerutti é uma renomada culinarista e bartender, autora de livros de sucesso, incluindo “Coquetéis com Cachaça.” Seu novo livro, “A Cozinha Mineira e a Coquetelaria no Mundo das Especiarias,” apresenta receitas que combinam especiarias e bebidas brasileiras, como cachaça, gin e cerveja artesanal. Ela destaca a versatilidade desses ingredientes em pratos de frutos do mar, peixes, carnes, aves e massas. Miriam também promove eventos relacionados à cachaça e é a idealizadora da Revista Sigga Brasil, que destaca a gastronomia mineira e oferece uma plataforma para chefs desenvolverem novos pratos e drinks.
Armando de Angelis
Administrador de empresas por formação universitária, atuou em recursos humanos na RCA e como diretor de agências de propaganda na Concept, Setembro, DP Angelis e Bros. Foi um dos fundadores do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais, onde atuou como diretor secretário e presidente, da Federação Nacional da Propaganda e da Frente da Gastronomia Mineira. Atualmente presta serviços de consultoria em marketing e em eventos. Idealizador e promotor do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, em 8 edições, e no Festival Saberes e Sabores de Araxá, nas 4 últimas edições, além do Festival Vale do Charme. Autor dos livros “Sopas, Caldos e Cremes” e “Saberes e Sabores de Araxá”.
Palestra Degustativa com Expert em Gins e Coquetelaria
Érico de Angelis
Atuou como publicitário da área de novos negócios em multinacionais e quanto como proprietário de agência em Belo Horizonte. Em 2007 mudou para São Paulo onde iniciou seus trabalhos na área de eventos. Desenvolveu projetos e eventos importantes para grandes marcas do Brasil e exterior. Em 2014 abriu uma empresa que tinha como o cunho o EDUTAINEMNT, de onde trouxe para o Brasil a exposição DA VINCI- A EXIBIÇÃO, que circulou por 9 grandes cidades. Há mais de 8 anos fundou a THE GIN FLAVORS, um grande hub ligado ao mundo do gin que conta com e-commerce, clube de assinatura, eventos e experiências e palestras sobre alquimia. onde atua como diretor de inovação e novos negócios. No festival “Saberes e Sabores de Araxá 2023”, como em todas as suas edições anteriores que participou, vai realizar uma palestra sobre alquimia, passando por processo de destilação até receitas fáceis de drinks, finalizando com degustação.