Bunker o que é isso – o público vai poder conhecer o “esconderijo” de um dos primeiros prédios da capital mineira na próxima semana. O Edifício Acaiaca, marco arquitetônico de Belo Horizonte, abrirá as portas de um espaço que promete surpreender e encantar o público, a partir de 16 de janeiro.
A atração é um bunker, espécie de abrigo antiaéreo, construído na década de 1940, no subsolo do prédio. A ideia era ter ali um refúgio no caso de um ataque durante a Segunda Guerra Mundial. A visitação será liberada pela primeira vez em 2025, em uma experiência que mistura curiosidades e cultura.
Segundo Márcio Crivellari, diretor dos espaços de evento do edifício, foram feitas intervenções artísticas nos acessos ao bunker para retratar com mais “leveza” a guerra, já que o espaço nunca precisou ser utilizado com a finalidade original.
“Naquela época, prédios acima de determinada altura eram obrigados a ter esse abrigo de segurança, e ele não foi usado para este fim. Então foi recuperado e restaurado recentemente para que as pessoas possam conhecer como é um abrigo”, explicou Crivellari. Além disso, informou que a intenção é aproveitar as regiões no entorno do bunker para manter ações culturais como exposições, filmes e galerias de arte.
Além do abrigo antiaéreo o Edifício Acaiaca oferece outras atrações turísticas, como o terraço e o mirante. Segundo o diretor, a ideia é que, além do uso convencional, o local se torne um parque vertical no coração da capital mineira. Atrações como biblioteca pública digital, tirolesa, rapel e elevador panorâmico também estão nos planos, mas por enquanto sem data definida para entrarem em operação.
Os ingressos para conhecer o bunker serão vendidos via plataforma Sympla – data de início da
comercialização e valores ainda não foram definidos. O público pode acompanhar mais informações sobre a atração nas redes sociais do edifício.
Foto Capa: crédito: Marcos Vieira /EM/DA. Press.