Tradições mineiras da Semana Santa marcam projeto especial que ressalta as celebrações desse período nos diferentes destinos do estado
As diversas manifestações culturais e religiosas de Minas Gerais ganham o palco na programação especial “Caminhos da Fé: Tradições Mineiras da Semana Santa”, que começa hoje, quarta-feira (2), e segue até domingo (6), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, o evento oferece apresentações diárias a partir das 18h.
Integrando o programa Minas Santa, a iniciativa dá visibilidade ao trabalho de diferentes grupos culturais provenientes de Baependi, Congonhas, Pitangui, Caeté, Sabará, Mariana e Belo Horizonte. O evento funciona como um prelúdio das celebrações que acontecerão durante a Semana Santa, entre os dias 13 e 20 de abril, nestes e nos demais destinos mineiros.
Devoção e arte em destaque
Durante cinco dias, o histórico Palácio da Liberdade se transforma em palco para apresentações que oferecem ao público um recorte das tradições da Semana Santa de diferentes regiões do estado. A programação contempla encenações e concertos que evidenciam a rica história e a profunda fé do povo mineiro.
Os grupos vindos do interior trazem consigo a representatividade do patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, proporcionando ao público belo-horizontino e turistas uma experiência única que combina devoção e expressão artística.
Projeto Minas Santa
O Minas Santa é uma iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), da Fundação Clóvis Salgado e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). O projeto conta com o apoio da Cemig, Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM), da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
As ações também integram o Ano Mineiro das Artes (AMA). O portfólio completo com as celebrações das cidades e mais informações estão disponíveis no site www.minasgerais.com.br.
Programação completa
Quarta-feira, 2/4 – 18h
- A Tentação, o Lava-Pés e a Ceia | Associação Quadro Vivo (Baependi)
A tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada há 50 anos, traz ao público a representatividade do teatro a céu aberto e a interação dos fiéis com a história sagrada. - O Cálice da Amargura | Grupo de Teatro Dez Pras Oito (Congonhas)
Com cenário inspirado na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o grupo encena o encontro de Jesus com as mulheres de Jerusalém, em uma apresentação que mescla teatro e música sacra.
Quinta-feira, 3/4 – 18h
- Concerto Marchas da Semana Santa | Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas (Pitangui)
Um repertório especial com marchas solenes e fúnebres que acompanham procissões centenárias da Semana Santa mineira, evocando a forte tradição musical do estado.
Sexta-feira, 4/4 – 18h
- Paixão de Cristo | Grupo de Teatro Amador São Francisco (Caeté)
Uma encenação fiel da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com base em textos históricos e religiosos, promovendo evangelização e reflexão sobre o maior acontecimento da cristandade. - Toque com a Matraca pelo Sr. Francisco Dário dos Santos “Chiquinho” & Concerto da Orquestra e Coral Santa Cecília (Sabará)
Uma imersão na música sacra do século XIX, com peças do Barroco Mineiro e a tradição musical preservada pela Sociedade Musical Santa Cecília.
Sábado, 5/4 – 18h
- Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais | Fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Catedral da Sé (Mariana)
Cortejo com saída do prédio do IEPHA-MG (Prédio Verde) traz para a capital mineira os símbolos mais representativos das celebrações da Semana Santa em Mariana. - Cante Comigo: Somos Todos Lázaros (Belo Horizonte) – 18h
Musical com participação do coral gospel Cante Comigo e bandas católicas e evangélicas apresenta montagem inspirada na história bíblica de Lázaro. O espetáculo contará com performances de dança da Companhia Makariús e atuação da Companhia Partilheiros de Teatro, além de telões e projeções audiovisuais.