Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

DA FÉ AO PALCO – TRADIÇÕES RELIGIOSAS MINEIRAS GANHAM VIDA NO PALÁCIO DA LIBERDADE

Posted on

Tradições mineiras da Semana Santa marcam projeto especial que ressalta as celebrações desse período nos diferentes destinos do estado

As diversas manifestações culturais e religiosas de Minas Gerais ganham o palco na programação especial “Caminhos da Fé: Tradições Mineiras da Semana Santa”, que começa hoje, quarta-feira (2), e segue até domingo (6), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, o evento oferece apresentações diárias a partir das 18h.

Integrando o programa Minas Santa, a iniciativa dá visibilidade ao trabalho de diferentes grupos culturais provenientes de Baependi, Congonhas, Pitangui, Caeté, Sabará, Mariana e Belo Horizonte. O evento funciona como um prelúdio das celebrações que acontecerão durante a Semana Santa, entre os dias 13 e 20 de abril, nestes e nos demais destinos mineiros.

Devoção e arte em destaque

Durante cinco dias, o histórico Palácio da Liberdade se transforma em palco para apresentações que oferecem ao público um recorte das tradições da Semana Santa de diferentes regiões do estado. A programação contempla encenações e concertos que evidenciam a rica história e a profunda fé do povo mineiro.

Os grupos vindos do interior trazem consigo a representatividade do patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, proporcionando ao público belo-horizontino e turistas uma experiência única que combina devoção e expressão artística.

Projeto Minas Santa

O Minas Santa é uma iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), da Fundação Clóvis Salgado e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). O projeto conta com o apoio da Cemig, Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM), da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

As ações também integram o Ano Mineiro das Artes (AMA). O portfólio completo com as celebrações das cidades e mais informações estão disponíveis no site www.minasgerais.com.br.

Programação completa

Quarta-feira, 2/4 – 18h

  • A Tentação, o Lava-Pés e a Ceia | Associação Quadro Vivo (Baependi)
    A tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada há 50 anos, traz ao público a representatividade do teatro a céu aberto e a interação dos fiéis com a história sagrada.
  • O Cálice da Amargura | Grupo de Teatro Dez Pras Oito (Congonhas)
    Com cenário inspirado na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o grupo encena o encontro de Jesus com as mulheres de Jerusalém, em uma apresentação que mescla teatro e música sacra.

Quinta-feira, 3/4 – 18h

  • Concerto Marchas da Semana Santa | Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas (Pitangui)
    Um repertório especial com marchas solenes e fúnebres que acompanham procissões centenárias da Semana Santa mineira, evocando a forte tradição musical do estado.

Sexta-feira, 4/4 – 18h

  • Paixão de Cristo | Grupo de Teatro Amador São Francisco (Caeté)
    Uma encenação fiel da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com base em textos históricos e religiosos, promovendo evangelização e reflexão sobre o maior acontecimento da cristandade.
  • Toque com a Matraca pelo Sr. Francisco Dário dos Santos “Chiquinho” & Concerto da Orquestra e Coral Santa Cecília (Sabará)
    Uma imersão na música sacra do século XIX, com peças do Barroco Mineiro e a tradição musical preservada pela Sociedade Musical Santa Cecília.

Sábado, 5/4 – 18h

  • Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais | Fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Catedral da Sé (Mariana)
    Cortejo com saída do prédio do IEPHA-MG (Prédio Verde) traz para a capital mineira os símbolos mais representativos das celebrações da Semana Santa em Mariana.
  • Cante Comigo: Somos Todos Lázaros (Belo Horizonte) – 18h
    Musical com participação do coral gospel Cante Comigo e bandas católicas e evangélicas apresenta montagem inspirada na história bíblica de Lázaro. O espetáculo contará com performances de dança da Companhia Makariús e atuação da Companhia Partilheiros de Teatro, além de telões e projeções audiovisuais.