Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

FILME “GENI E O ZEPELIM” COMEÇA A SER FILMADO NA AMAZÔNIA

Posted on

Uma nova adaptação cinematográfica inspirada na famosa canção de Chico Buarque está prestes a ganhar vida na floresta amazônica. “Geni e o Zepelim”, dirigido por Anna Muylaert, iniciará suas filmagens na próxima semana em Cruzeiro do Sul, no Acre, marcando a primeira vez que a icônica personagem da música brasileira ganha uma narrativa exclusiva para as telonas.

A produção da Migdal Filmes, em coprodução com Paris Entretenimento e Globo Filmes, traz Ayla Gabriela no papel principal de Geni e Seu Jorge como o comandante do Zepelim. Para Ayla, este projeto representa sua estreia como protagonista em um longa-metragem, após trabalhos de destaque em curtas selecionados para festivais internacionais como Locarno e Toronto.

Um Novo Destino para Geni

Segundo a produtora Iafa Britz, o filme propõe um caminho diferente para a personagem que, na canção original, sofre humilhação pública: “A proposta ao Chico Buarque foi fazer uma adaptação cinematográfica da música dando um novo fim a Geni. Afinal, há quase 50 anos jogam pedra nela.”

Anna Muylaert, responsável pela direção e roteiro, revelou que encontrou inspiração adicional na mesma fonte que motivou Chico Buarque: o conto “Bola de Sebo”, do escritor francês Guy de Maupassant. “Ao ler o conto, vi que a letra da música tinha uma guerra embutida em seus versos. Não é usada a palavra guerra, mas há um zepelim com canhões! Na adaptação, resolvi ambientar a história nas disputas por terras que ocorrem de forma indiscriminada na região amazônica”, explica a diretora.

Trama Ambientada na Amazônia

A sinopse oficial revela que o filme narra a história de Geni, prostituta de uma cidade ribeirinha no coração da floresta amazônica. Amada pelos desvalidos e odiada pela sociedade local, ela testemunha sua cidade sendo invadida por tropas lideradas por um tirano conhecido como Comandante, que chega em um imponente zepelim com planos predatórios para a região. Quando o Comandante a vê, Geni percebe que pode haver uma chance de mudar o destino de todos.

As filmagens estão programadas para ocorrer durante dois meses na cidade acreana de Cruzeiro do Sul. A distribuição nos cinemas ficará a cargo da Paris Filmes, e o projeto conta com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual.

Sobre Ayla Gabriela

Além de atriz, Ayla Gabriela é bailarina e já trabalhou com a renomada coreógrafa Lia Rodrigues. Seu portfólio inclui o protagonismo no curta “Pássaro Memória” (2023), de Leonardo Martinelli, selecionado para diversos festivais internacionais. Ela também dirigiu e atuou no curta “A corpa fala” (2020) e integrou o elenco de “Santo” (2023) e “Girassóis” (2024). Recentemente, em 2025, protagonizou com Cibelle Rodricco o curta-metragem “Defesa Pura”, de George Pedrosa, rodado em São Luís.

O filme “Geni e o Zepelim” representa não apenas uma releitura cinematográfica de uma obra musical emblemática, mas também um diálogo com questões contemporâneas relacionadas ao território amazônico e às relações de poder.

Chico Buarque canta: Geni e o Zepelim