Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

Reproduzir vídeo

KINTSUGI: A ARTE JAPONESA DE TRANSFORMAR IMPERFEIÇÕES EM BELEZA

Posted on

Kintsugi (kin = ouro) (tsugi = emenda) é uma antiga técnica japonesa de reparo de cerâmica quebrada, que utiliza laca misturada com pó de ouro, prata ou platina para unir as peças. Originada no século XV, essa arte valoriza as rachaduras e imperfeições, transformando-as em partes visíveis e bonitas da peça reparada. O princípio filosófico por trás do Kintsugi é abraçar a imperfeição e reconhecer a beleza naquilo que foi quebrado e reconstruído, refletindo uma visão estética e uma aceitação da fragilidade e transformação inerente à vida.

Somos completos com nossas falhas

A antiga filosofia Japonesa, Kintsugi, tem por objetivo deixar um objeto quebrado ainda mais bonito e funcional que era. Segundo essa filosofia quebrar não é um perda, mas sim uma nova existência.

Pode haver fases na vida que deixem marcas profundas que parecem ser irreparáveis. No entanto, superar esses desafios e juntar os pedaços quebrados com laços ainda mais valiosos e fortes também fazem parte da vida.

Em vez de ignorar as rachaduras do objeto quebrado, deliberadamente as torna mais perceptíveis , tornando-as parte de sua própria história. É uma luta contra a fragmentação.

Não está indo para o nada. Continua a jornada do lugar que foi quebrada. O trauma não foi negado ou suprimido. No entanto, nenhuma emenda da vida é visto como falha.

“Toda existência é inestimável, mesmo que seja uma decepção”

Texto extraído da série Próximo