A rua Sapucaí está passando por reforma , para ser um local onde os pedestres possam circular com tranquilidade entre os bares e comércios, apreciar o centro da capital mineira. Como parte do programa de revitalização da Região Central da cidade, o ‘Centro de Todo Mundo’, e do projeto de reestruturação da infraestrutura turística da capital mineira, a PBH reinstalou duas novas lunetas de observação gratuita na rua Sapucaí, primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo. Os equipamentos, localizados próximo aos números 193 e 303, oferecerão aos frequentadores uma nova perspectiva da paisagem no local, enriquecendo a experiência de turistas e visitantes neste importante corredor gastronômico e cultural da cidade. Mais informações podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.
As lunetas para observação terrestre oferecem uma experiência interativa única, permitindo que os usuários apreciem o patrimônio cultural da área central da cidade e as expressões artísticas da paisagem urbana da capital mineira. Os equipamentos enriquecem a oferta turística e promovem uma maior sensibilização dos moradores, despertando um sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo cuidado e valorização do patrimônio local.
As lunetas contêm informação sobre os atrativos turísticos que podem ser observados ao utilizá-las. Os
materiais são resistentes à água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima. Com um sistema de observação terrestre com capacidade óptica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a
observação por pessoas de todas as idades e habilidades. Todas as lunetas giram no sentido vertical
e horizontal.
Além da reinstalação das duas lunetas na Rua Sapucaí, a Belotur irá realizar serviços de manutenção
em outros nove equipamentos instalados pela cidade, sendo três localizados no Mirante das Mangabeiras e seis na orla da Lagoa da Pampulha. A expectativa é que, ao longo do primeiro semestre de 2025, todos os onze equipamentos estejam em pleno funcionamento, beneficiando moradores e turistas. Todo o processo de instalação e fornecimento dos equipamentos foi conduzido pela Belotur, com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Foto Capa: Luneta Rua Sapucaí – crédito: Divulgação/PBH