Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

Reproduzir vídeo

NOTÍCIAS QUE ABORDAM A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É TEMA DE EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA PÚBLICA

Posted on

A mostra reúne textos publicados desde a década de 1950; alguns periódicos atualmente estão extintos como o jornal Diário da Tarde e as revistas Manchete e Cruzeiro 

A Biblioteca Pública Estadual vai inaugurar nesta segunda-feira (7), no setor Hemeroteca Histórica, a exposição “Violência contra a mulher no cotidiano das notícias”. O público poderá visitar o espaço a partir das 9h, no prédio sede, localizado na Praça da Liberdade. 

De acordo com a coordenadora da Hemeroteca, Alessandra Gino, a mostra visa estimular a reflexão sobre o impacto social da violência contra a mulher por meio de notícias de crimes registrados desde a década de 1950, principalmente aqueles ocorridos em Minas Gerais. “Além dos crimes mais conhecidos que aconteceram em Minas Gerais, como o assassinato de Ângela Diniz e Elisa Samudio, também vamos apresentar algumas iniciativas para a proteção das mulheres, como a criação da Lei Maria da Penha. Há também um quadrinho especial da Turma da Mônica Jovem que trata do tema”, explica.

A equipe do setor fez um recorte a partir do acervo de periódicos que tiveram grande circulação no Brasil, como as revistas Manchete e Cruzeiro, atualmente extintas, e em Minas Gerais, especialmente os jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, sendo este último encerrado em 2007.

Acervo

As exposições temáticas realizadas pela Hemeroteca Histórica têm o objetivo de apresentar a rica coleção de jornais e revistas que compõem o acervo do setor e se mantêm como fontes importantes para se refletir sobre as questões sociais e culturais. Dessa forma, o setor mantém uma programação anual, cujos temas podem aguçar a curiosidade dos leitores e ressaltam a potencialidade do acervo para a realização de pesquisas. 

Para a coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual, Eliani Gladyr, ao completar 70 anos, a instituição, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, vem promovendo uma série de atividades importantes de incentivo à leitura voltadas para todos os públicos, democratizando o acesso à informação em suas variadas vertentes e linguagens. “São iniciativas como essa exposição que convidam frequentadores da Biblioteca a conhecerem melhor o acervo e usufruírem da prática da leitura”, ressalta a coordenadora.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS – 70 ANOS

Equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Biblioteca Pública Estadual completou 70 anos no dia 02 de junho de 2024. Atualmente é o mais antigo espaço cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O acervo conta com mais de 570 mil exemplares composto por livros, revistas e jornais históricos. Possui uma biblioteca infantojuvenil, o setor Braille, o de Coleções Especiais, contendo Obras Raras e outras ligadas à identidade mineira, o setor de Referência e Estudos, Hemeroteca Histórica, Empréstimo e o Espaço Geek, com jogos e quadrinhos, além do tradicional Suplemento Literário.

Biblioteca Publica

Por mês, são mais de três mil leitores que retiram obras via Setor de Empréstimo, o qual conta com mais de 80 mil títulos para essa finalidade. É também importante promotora de eventos culturais, contando com teatros e espaços para exposição.

A Biblioteca também mantém projetos de extensão, como o tradicional Carro-Biblioteca, serviço que leva a literatura às regiões mais carentes da capital, além  da Caixa-Estante, que atende instituições prisionais e de saúde, por exemplo.  

Serviço:

Exposição “Violência contra a mulher no cotidiano das notícias”

Data: de 7/10 a 31/12/2024

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Setor de Hemeroteca Histórica – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Edifício Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 – 3º andar)

Entrada Franca