Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

VESPERATA NA HISTÓRICA DIAMANTINA

Posted on

Diamantina está localizada a 295 Km da capital mineira, cidade de muitas histórias , terra do presidente Juscelino Kubitschek e Chica da Silva realiza um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX.
Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar
para as pessoas que passeavam nas ruas.

A Vesperata é Patrimônio Cultural de Minas Gerais, reconhecida como importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário, considerada como uma
“serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes.,  cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense. É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas. Realizada na encantadora Rua da Quitanda, no centro histórico da cidade, este evento une tradição, música, gastronomia e arquitetura em uma sinfonia única no mundo. 

Diamantina – Casa da Gloria – Foto: Pedro Vilela


Desde os séculos passados, quando as bandas embalavam nos finais das tardes diamantinenses, a Vesperata transformou-se em um espetáculo singular: músicos em varandas coloniais regem um público extasiado, numa harmonia de sopros sob a luz do luar. A Vesperata não é apenas uma celebração, mas um verdadeiro símbolo cultural de Minas Gerais. Sua importância ultrapassa fronteiras, atraindo visitantes
de todas as partes do Brasil e do mundo. 


Este espetáculo, que reflete o rico acervo artístico e histórico de Diamantina, é uma experiência inesquecível que conecta o passado e o presente de maneira vibrante e emocionante.


Veja as datas das Vesperatas de 2025, escolha a sua: 

Abril: Dias 12 e 26

Maio: Dias 17 e 31

Junho: Dias 14 e 28

Julho: Dias 05 e 12

Agosto: Dias 02, 16 e 30

Setembro: Dias 13, 20 e 27

Outubro: Dias 04 e 11

Consulte as agências de viagens para os pacotes de hospedagem, visitas a cidade e reserva na vesperata.