Os financiamentos visam impulsionar o setor no estado que lidera o crescimento das atividades
turísticas no país, segundo dados do IBGE. O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, explica que o crédito pode ser utilizado para capital de giro, investimentos ou aquisição de equipamentos.
“É uma oportunidade diferenciada em termos de condições de mercado para que os empreendedores mineiros invistam em seus negócios e se tornarem ainda mais atrativos, especialmente, com a proximidade do período de alta temporada”, aponta. O pré-requisito para acessar o recurso é que a empresa tenha o Cadastro de Prestadores de Serviços do Turismo (Cadastur).
O crédito vai alavancar negócios como o de Elidiane Machado Guimarães, sócia da pousada Vale dos
Canteiros, em São João Batista do Glória, no Sul de Minas. Com os R$ 104 mil captados nesta linha junto ao BDMG, ela está fazendo melhorias estruturais no espaço, que possui quatro cachoeiras e, por isso, demanda mais estruturas de banheiros, acessibilidade e conforto para os visitantes. “Recebemos muitas famílias e pessoas de todas as idades. As obras valorizam o hotel e facilitam o acesso dos turistas”, conta a empresária, que espera aumentar em 40% o número de visitantes após a conclusão das obras e, assim, aumentar o faturamento. Ela conta que optou pelo BDMG em função das taxas reduzidas. “Não tem burocracia e a liberação do recurso é rápida”, avalia Elidiane.
Diferencial fortalece mercado
Além das taxas reduzidas, outro diferencial da linha Fungetur é a rapidez na contratação, que ocorre de
forma digital por meio do site do BDMG. O crédito contribui para fomentar as atividades de turismo em todas as regiões de Minas Gerais e está em sintonia com a descentralização das políticas públicas do Governo do Estado nesta área. Entre janeiro e setembro deste ano, o crescimento deste setor no estado foi de 8,9%, acima da média nacional, de 2%.
Os financiamentos disponibilizados pelo BDMG via Fungetur são captados junto ao Ministério do Turismo, com as garantias do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o que torna o acesso aos recursos facilitado para os empresários.