Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

Reproduzir vídeo

INHOQUE DA FORTUNA, VOCÊ SABE O QUE É?

Posted on
Anúncio Patrocinado 

Você sabia que dia 29 é dia de comer nhoque para atrair dinheiro e prosperidade? A lenda também conhecida na Itália como “Gnocchi della Fortuna” e no Brasil como “Nhoque da Fortuna” ou “Nhoque da Sorte” chegou ao país por meio dos imigrantes italianos no século 19.

Segundo a lenda, em uma noite de 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo católico vivido no século IV, perambulou maltrapilho por um vilarejo da Itália. Com muita fome, ele bateu à porta da casa de uma família numerosa e com pouca comida na mesa. Apesar disso, a família fez questão de dividir o jantar com o desconhecido.

E adivinha o que a família estava jantando? Sim, dividiram o que estavam comendo: nhoque! Para dividir com São Pantaleão a pouca quantidade que tinham, a família teve de se contentar com sete pedacinhos de massa para cada um. Após comer e agradecer a acolhida, São Pantaleão se foi.

Quando foram retirar os prados da mesa, a família descobriu que havia um monte de dinheiro embaixo dos pratos. Generosidade da família foi recompensada e fez nascer essa simpatia que deve ser feita no dia 29.

Ela funciona assim: ao colocar uma quantia de dinheiro embaixo do prato, a pessoa deve comer sete nhoques separadamente, fazer um pedido diferente enquanto mastiga cada um deles.

Você sabia que o inhoque já foi considerado um prato ligado à população mais pobre da Itália?
As cozinheiras italianas mais pobres elaboravam este prato em decorrência da sua simplicidade e pelo baixo custo, já que a base da receita era de batata, ovos e farinha de trigo, e com o tradicional molho de tomate. Com o passar do tempo, a receita foi se sofisticando, elevando o inhoque à alta categoria gastronômica, com o acréscimo de variados molhos vermelhos e brancos. Através da Imigração Italiana (XIX), o inhoque chegou ao Brasil, onde foi adaptado aos ingredientes nacionais, tanto que hoje, não somente a batata é utilizada como base do prato, mas também outros tubérculos, como a abóbora, inhame, mandioca e a mandioquinha. 

“No próximo dia 29, vamos criar um momento especial com essa tradição italiana encantadora: o ‘Dia do Gnocchi da Fortuna’. Se a sorte nos sorrir, maravilhoso! Se não, pelo menos teremos a deliciosa recompensa de nos deliciar com um prato incrível da gastronomia italiana. Prepare-se para uma experiência culinária única e, quem sabe, um toque de sorte extra.

Buona Fortuna!