Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

Reproduzir vídeo

EVENTO “DESCOBRINDO CACHAÇA D’ALAMBIQUE” TERÁ ABERTURA ESPECIAL NO PALÁCIO DA LIBERDDE COM APRESENTAÇÃO DE CONGADO

Posted on

Festival, que acontece entre 11 e 15 de setembro, ressalta a importância da cachaça de alambique para a cultura e a economia de Minas e do Brasil

Uma celebração baseada nas raízes da cultura mineira. Assim será a abertura do “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, na próxima terça-feira (11/09), a partir das 10h, no Palácio da Liberdade. Na ocasião, haverá a apresentação da Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário, tradicional grupo de Congado de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Evento que celebra a história e a cultura da cachaça em Minas Gerais, o “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, que acontece de 11 a 15 de setembro e tem curadoria de Humberto Candeias, ocupará vários espaços do Mercado de Origem, em Belo Horizonte. 

No primeiro piso ficará concentrada a feira, com palestras e bate-papos com o público, que acontecerão na Cava Zé Ribeiro. As atrações musicais ocorrerão no terraço do Mercado de Origem. Aulas-show e rodadas de negócios também estão na programação do evento. 

O “Descobrindo a Cachaça d’Alambique” tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Sebrae Minas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sindicato da Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas MG) e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e do Circuito Liberdade, além de apoio cultural da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e Valor da Cachaça de Alambique (Anpaq), Cachaça Gestor, Cava Zé Ribeiro e Mercado de Origem – Unidade Olhos D’Água.  

Cerimônia de abertura

A Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário foi formada no dia 10 de dezembro de 2017, em Vespasiano, por amigos e familiares que passaram a festejar a primeira festa em homenagem a Santa Bárbara e a Nossa Senhora do Rosário com muita fé e alegria. No início de agosto, os congados e reinados foram reconhecidos como Patrimônio Cultural de Minas Gerais. 

A apresentação artística que será realizada na abertura do “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”, na próxima terça (10/09), reforça a tradição cultural do estado, maior produtor do destilado de cana-de-açúcar no Brasil.

Serviço

Abertura “Descobrindo a Cachaça d’Alambique”

Quando: Terça-feira (10/09), a partir das 10h

Horário: 10h – Abertura

Onde: Palácio da Liberdade (Palácio da Liberdade, S/Nº, Funcionários – BH)