Dona Lucinha defende a tradição da cozinha mineira. Ela acredita que o estado tem “a melhor comida do Brasil”. Para ela, a higienização do tacho é fundamental, “mas se mesmo com essa higienização, o tacho de cobre fizer algum mal, a gente vai ter que buscar outra alternativa” em 13 de agosto de 2010
A oxidação são essas manchinhas escuras. Algumas pessoas adoram, pois o cobre adquire um aspecto rústico e antigo. No entanto, se você for cozinhar em qualquer utensílio de cobre e ele estiver assim, é necessário higienizá-lo antes de preparar os alimentos.
Outra informação muito importante é que existem algumas peças de cobre que são envernizadas justamente para não oxidarem com o tempo, pois o verniz retarda esse processo. Sendo assim, essas peças não podem passar por processos de limpeza agressivos, pois o verniz seria removido, deixando a peça ainda mais manchada. Normalmente, as peças envernizadas são utilizadas para decoração de ambientes e não podem ser levadas ao fogo. A limpeza dessas peças deve ser feita apenas retirando a poeira com uma flanela úmida.
Ingredientes para a Limpeza
- Limão
- Sal
- Esponja de aço
- Detergente
Modo de Limpar
Então, mãos à obra! É muito importante que você não molhe a peça no início.
- Passe o limão no sal e esfregue no tacho de cobre, como se estivesse areando uma panela. Você vai notar que a peça começa a voltar à cor natural do cobre.
- Pode passar o limão com sal por toda a peça.
- Terminando de passar o limão, enxágue com água.
- Pegue a esponja de aço com detergente e continue esfregando, como se fosse uma panela.
- Por fim, enxágue bem com água.
Você vai perceber a diferença entre a peça lavada e a peça oxidada