No próximo dia 23 de novembro, a Academia Mineira de Letras (AML), em parceria com o movimento feminista Quem Ama Não Mata (QANM), promove mais uma edição do Sábado Feminista, com a palestra “Moda e Feminismo: Costuras Decoloniais“.
O evento será conduzido pela jornalista e professora Valéria Said, mestre em Estudos Culturais Contemporâneos. A especialista abordará como os Estudos de Moda frequentemente utilizam definições arquetípicas de moda baseadas em uma perspectiva eurocêntrica, deixando de lado estéticas e culturas não ocidentais. Segundo Valéria, essa abordagem tradicional impõe conceitos de beleza e comportamento que ignoram a riqueza e diversidade de outras formas de expressão cultural:
“Os Estudos Decoloniais Latino-Americanos oferecem uma oportunidade de questionar essa visão limitada, conectando moda e feminismo a partir das experiências específicas das colonialidades brasileiras. Embora desafiador, esse método crítico é essencial para ampliar os horizontes do campo da moda”, explica a palestrante.
A palestra faz parte do projeto Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que conta com o apoio de mais de 5.600 médicos cooperados e colaboradores.
Não perca essa oportunidade de discutir moda sob um viés crítico e transformador!
A moda é um campo dinâmico e global, influenciado por movimentos sociais, como o feminismo e a sustentabilidade, além de inovações tecnológicas que moldam novas formas de criação e consumo. Ela continua sendo uma poderosa ferramenta de expressão individual e coletiva.
SERVIÇO
Informações Acesse: http://www.institutounimedbh.com.br
PALESTRA: “Moda & Feminismo: Costuras Decoloniais”
Convidada: Prof.ª Valéria Said Tótaro
Quando: 23 de novembro
Horários: Abertura dos portões às 9h30, com início da palestra às 10h.
Onde: Auditório da Academia Mineira de Letras (AML)
Rua da Bahia, 1466, Lourdes
Entrada gratuita