Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

QUEIJO DO OSVALDINHO – O SABOR DE ALAGOA QUE VOCÊ PRECISA PROVAR!

Posted on

Se tem uma coisa que o mineiro sabe fazer bem é queijo. Mas poucos conseguem transformar essa tradição centenária em um movimento de valorização cultural, econômica e internacionalização como Osvaldinho, fundador da Queijo D’Alagoa-MG.

A história dele começa muito antes de 2009, quando criou a empresa para ajudar o produtor Sô Batistinha a escoar sua produção. Vem de seu bisavô Jeremias Sene, um tropeiro raiz, que levava queijos embrulhados em folhas de bananeira, em balaios de bambu, no lombo de burros, atravessando a Serra da Mantiqueira rumo ao Vale do Paraíba e, às vezes, até Resende (RJ).

Mas Osvaldinho não precisou de burros ou trilhas íngremes para dar continuidade a essa missão. Ele inovou e virou um Tropeiro Digital, levando os queijos de Alagoa para todo o Brasil através da internet.

O trabalho que deu visibilidade a Alagoa

O impacto foi imediato. Ao conectar os pequenos produtores com consumidores de todo o país, Osvaldinho não apenas fortaleceu a economia local, mas também colocou a cidade no radar dos apreciadores de queijo artesanal. Hoje, a Queijo D’Alagoa-MG trabalha com cerca de 10 famílias produtoras, beneficiando indiretamente toda a comunidade.

Além das vendas, ele foi o responsável por iniciar, em 2010, o movimento pelo reconhecimento do Queijo Artesanal Alagoa, que antes era chamado erroneamente de “Parmesão de Alagoa”. No mesmo ano, idealizou o Festival do Queijo, evento que fortalece ainda mais a tradição local.

Foto Divulgação

A dedicação e o amor pela causa levaram Osvaldinho e seus queijos para o mundo. Com apoio da FAEMG, participou do Mondial du Fromage, na França, levando medalhas para casa em 2017, 2019, 2021 e 2023.

O Sonho de Ter a Própria Produção

Mesmo com tantas conquistas, Osvaldinho sempre enfrentou críticas. Alguns questionavam o fato de ele não ser um produtor de queijo, algo que o entristecia. Mas, em dezembro de 2024, surgiu uma oportunidade inesperada: um proprietário ofereceu a ele uma fazenda de 7,8 hectares, a apenas 1 km de Alagoa.

Apesar de tentativas de sabotagem, ele seguiu firme e arrendou a propriedade, comprando as vacas, bezerras, silagem, plantação de milho e até o trator. Em janeiro de 2025, começou a sua própria produção de queijo.

O primeiro lote do Queijo do Osvaldinho já está disponível para venda, ainda sem registro definitivo, enquanto ele aguarda as aprovações da Prefeitura e órgãos reguladores. Mas a tradição e o sabor já estão garantidos.

Como garantir o seu Queijo do Osvaldinho

Se você é fã de um bom queijo artesanal e quer apoiar esse novo capítulo da história da Queijo D’Alagoa-MG, pode ser um dos primeiros a provar essa novidade. Basta acessar este link e fazer seu pedido.

Além disso, compartilhar essa história com amigos que amam queijo é uma forma de fortalecer esse movimento.

Osvaldinho, o Tropeiro Digital, segue firme, agora com as próprias mãos na massou melhor, no leite. E Alagoa continua brilhando no cenário do queijo artesanal, graças a sua visão, persistência e amor pela tradição mineira.

Contato: 55 35 99885-6638

Instagram: @queijodalagoamg