Na última terça-feira, 5 de novembro, tive a oportunidade, junto a mais 11 profissionais da gastronomia, de ser jurada do Concurso Melhores Produtos de Jabuticaba, promovido pela Emater Sabará, com a curadoria da Professora Rosilene Campolina e o Chef Danilo Simões e apoio das Asprodejas e Prefeitura Municipal de Sabará. O evento antecede o 38º Festival da Jabuticaba de Sabará/MG
O concurso avaliou quatro (4) categorias: Geleia Tradicional, Geleia Mista, Licor e Produto Inovação. Tive o privilégio de julgar esta última categoria ao lado de Márcia Nunes (Restaurante Dona Lucinha) e Laurent Prous (Le Cordon Bleu), onde avaliamos 25 produtos únicos e inovadores. Foi uma experiência deliciosa e cheia de surpresas — produtos esses, que esperamos encontrar em breve nas prateleiras dos supermercados e delicatessens, não só em Minas, mas em todo o Brasil.
Durante o concurso, aprendi sobre a importância dessa iniciativa para centenas de famílias, que produzem esses itens de maneira artesanal. A matéria-prima, a jabuticaba, é cultivada naturalmente, sem uso de técnicas artificiais de frutificação, com árvores centenárias que dão frutos de forma espontânea.
Após cumprirmos nossa missão e avaliarmos os produtos inovadores, tivemos o privilégio de degustar um almoço preparado pelo talentoso Mestre Danilo Simões, ao lado dos Chefs Pedro Losch e André Azevedo. A refeição foi tão saborosa que repetimos o prato — e a sobremesa não poderia faltar: um delicioso sorvete, é claro, de jabuticaba.
A mesa, cuidadosamente preparada pelas talentosas Maria Silvia dos Santos e Luciana Zaiden , estava deslumbrante, com cores e detalhes que homenageavam a jabuticaba, encantando a todos com tanto capricho e dedicação. Esse cuidado nos fez sentir acolhidos, como se cada detalhe fosse um carinho especial para os jurados.
Gostaria de destacar os jurados que estiveram conosco no Solar do Padre Correia, no Centro Histórico de Sabará, e que também foram responsáveis por avaliar outras categorias. Foi uma alegria compartilhar essa tarefa tão desafiadora e deliciosa com vocês: Leo Gomes, Victor Quaranta, Carla Costa, Rita Novais, Isabelle Féres, Maria José Avelino, Renan Bastos, Alessandra Ribeiro e Miriam Cerutti.
Ao final, recebemos certificados de participação e mimos como lembrança dessa experiência inesquecível. Gostaríamos de parabenizar a Emater Sabará, representada pelas extensionistas tão competentes Silvia Maia e Shellen Mainente e a Asprodejas — Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará muito bem representada pela sua presidente Elizabeth Torres, que muito se empenhou para realização desse concurso tão significativo e saboroso.
Gostaria de reiterar a importância em valorizar e comprar os produtos de jabuticaba produzidos artesanalmente pois assim apoiamos as famílias locais e preservamos uma tradição que enriquece a cultura e o sabor de Sabará.
38º FESTIVAL DA JABUTICABA DE SABARÁ
Será realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2024. O evento terá shows, stands com bebidas e comidas que valorizam a jabuticaba como ingrediente, manifestações culturais e artísticas, além do Cozinha Show e Kids.
As atrações serão realizadas no Centro Histórico de Sabará, nas praças Melo Viana e Santa Rita. Este é mais um festival que reúne, na cidade, gastronomia, diversão e arte. Toda a programação está disponível no site oficial http://jabuticaba.sabara.mg.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Sabará https://www.instagram.com/prefeiturasabara