Pular para o conteúdo principal

Minas Um Luxo

Aqui, todo mundo vai querer APARECER!

Vinho doce também é vinho: paladar não tem regra

Posted on

Muita gente aprende a beber vinho do doce para o seco e, no caminho, ouve que vinho doce não é vinho de verdade. Isso não se sustenta: doçura e qualidade são coisas independentes. Quem gosta de vinhos mais adocicados tem ótimas opções finas, e este texto mostra por quê.

Doce pode ser (muito) fino

Os brancos doces de Sauternes e Barsac foram classificados em 1855, ao lado dos tintos do Médoc, e o Château d’Yquem recebeu uma categoria própria, acima até dos primeiros crus tintos.
Os grandes doces nascem do equilíbrio. O Tokaji Aszú, da Hungria, combina muito açúcar com acidez vibrante, o que o torna complexo e longevo, nada enjoativo. Só para comparar: o Sauternes tem de 100 a 220 g/L de açúcar, e o Porto costuma ficar perto de 100 g/L.
Os fortificados seguem a mesma lógica. No Porto, a doçura vem de interromper a fermentação com aguardente vínica quando o açúcar residual chega ao ponto desejado. Na França, os vins doux naturels (Maury, Banyuls, Muscat de Beaumes de Venise) mostram que o estilo é tradicional e respeitado.

Espumante Moscatel: a porta de entrada brasileira

Pela legislação brasileira, o moscatel espumante tem de 7% a 10% de álcool, pressão mínima de 3 atm e uma única fermentação do mosto de uvas moscatéis. No método Asti, a fermentação é interrompida por resfriamento, o que deixa o vinho mais doce e menos alcoólico do que os espumantes de dupla fermentação.
O nome Asti é de origem controlada (Itália). Os espumantes feitos com o mesmo método em outros lugares se chamam “Espumante Moscatel”. No Brasil, o primeiro foi produzido em 1978, na Serra Gaúcha, região que até hoje concentra a produção e tem em Farroupilha o seu Festival do Moscatel. Aromático, leve e fácil de beber, é a primeira taça de vinho da vida de muita gente.

Fino, mesa e colonial: o que a lei realmente diz

Vinho fino: vinho de 8,6% a 14% de álcool feito exclusivamente com uvas Vitis vinifera do grupo Nobres. O rótulo do fino pode trazer também a expressão “de mesa”, mas o vinho de mesa não pode se chamar fino.
Vinho de mesa: mesma faixa alcoólica, podendo ser feito de viníferas ou de uvas americanas e híbridas. “Mesa” não é sinônimo de ruim, nem de doce.
Vinho nobre: categoria criada em 2018 para vinhos de Vitis vinifera com 14,1% a 16% de álcool.
Vinho colonial: é o vinho produzido por agricultor familiar, com no mínimo 70% das uvas colhidas na própria propriedade, no máximo 20 mil litros por ano, com elaboração e envase na propriedade. O rótulo deve trazer denominações como “vinho colonial” ou “produto colonial”, além da identificação do produtor, endereço e número da DAP. A categoria fala de quem produz e em que escala, e não de qualidade ou doçura.

Crédito: Adega Confraria à Mesa

Vitis vinifera x uvas americanas, sem complicação

Vitis vinifera é a espécie mais cultivada no mundo e também é chamada de uva europeia ou uva fina. Nasceu no Mediterrâneo. Exemplos: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Touriga Nacional.
Uvas americanas são, principalmente, da espécie Vitis labrusca: Isabel, Bordô, Concord e Niágara. No Brasil, as chamadas “uvas comuns” representam mais de 80% da produção de uvas para processamento.
Uvas híbridas resultam do cruzamento entre espécies. Exemplos brasileiros: Moscato Embrapa, BRS Lorena e Seyval.
Na prática, para ser vinho fino, a uva precisa ser vinífera. Se for labrusca, o vinho é classificado como de mesa. Segundo o Anuário do Vinho 2026, do MAPA, quase 80% dos mais de 309 milhões de litros de vinho produzidos no Brasil em 2025 envolveram uvas americanas ou híbridas. É por isso que o “suave” de garrafão costuma ser associado ao vinho de mesa e criou a ideia de que todo vinho doce é simples.

Imagem gerada por IA

Harmonização e paladar individual

Nem todo doce combina com todo prato, e a doçura pode atropelar preparações delicadas. Por isso, muitas vezes ele brilha mais como aperitivo, na sobremesa ou em harmonizações pensadas. Mas há combinações clássicas fora da sobremesa: o Tokaji doce vai bem com tarte de damasco, queijo azul e foie gras, e vinhos doces com boa acidez acompanham até pratos apimentados.
O paladar também tem base biológica. Estima-se que cerca de 25% da população seja de supertasters, e um estudo com 1.010 bebedores de vinho americanos mostrou que eles tendem a preferir vinhos doces e fortificados, embora seja difícil prever a preferência individual. Ninguém está “errado” por gostar do que gosta.

Crédito: Foto: Pumeks | Wikimedia Commons

O que os números dizem

Em pesquisa da Sonoma State University (EUA), a preferência por brancos doces ou meio-doces caiu de 32% (quando a pessoa começou a beber) para 11% (hoje), e a por rosés doces caiu de 22% para 8%. Em outro levantamento da mesma universidade, 57% descreveram seu vinho favorito como semidoce e só 26% preferiam secos.
Para quem trabalha com vinho, o recado é positivo: o doce é uma porta de entrada, e o paladar evolui com a experiência. Quem é acolhido no doce, sem julgamento, tende a explorar outros estilos ao longo da jornada. Quem é ridicularizado por gostar dele pode simplesmente sair da conversa.

📷 Capa – Crédito: Wine

Adelaide Machado

Sommelière internacional de vinhos,CEO de Adega de vinhos boutique e promotora de eventos enogastronômicos.
  • Compartilhe