Experiências de mineiridade, economia criativa, roteiros turísticos e gastronômicos por Minas vão estar mais conectados e em destaque no próximo mês. É que será realizada a 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), com o tema Sabores, Tradições e Negócios, de 5 a 7 de junho, no Centro de Artes e Convenções da (UFOP), na cidade histórica. O tom do encontro já começa na abertura, às 19h30, com apresentação de obras de Heitor Villas-Lobo pelo pianista americano Evan Megaro, doutor em performance cultural.
A ideia do evento, como nos anos anteriores, que atraíram cerca de 9.500 visitantes, é fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo em Ouro Preto e em outras cidades mineiras. Colocar nas vitrines produtos culturais, gastronômicos, turísticos. Este ano, segundo os organizadores, o festival promete ir além ao ligar pessoas e culturas diferentes. Incluindo, outros países. Em todas as edições há uma interseção com outro país. Na edição 2024, será com os Estados Unidos, que vem representado pelo pianista americano Evan Megaro e pela Lux Academy Education, que apresentará na Palestra Master, “Encantar para Fidelizar: Excelência em Atendimento e Experiência do Cliente” baseada no livro O Jeito Disney de Encantar os Clientes e outros autores visionários.
Cássia Neves, CEO da CM Business Hub, e Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, organizadores do festival, afirmam que estão comprometidos com a transformação e a potencialização econômica do setor. Eles também têm expectativas de fomento por meio da atração de demandas e alavancagem de negócios turísticos para Ouro Preto, e para 50 cidades circunvizinhas e de outras regiões turísticas mineiras.
De acordo com Cássia Neves, “a proposta da 4ª edição é difundir e fomentar a cadeia produtiva do turismo ao possibilitar intercâmbios e momentos de aprendizados e negócios.” Na programação, estão previstas palestras sobre sustentabilidade no turismo a políticas de fortalecimento da economia criativa; talks sobre a transformação digital e turismo em cidades mineradoras – a compatibilidade das duas atividades na diversificação econômica; cozinhas show; oficinas; rodadas de negócios; intervenções culturais; exposições de produtos, e roteiros turísticos, como o religioso na Serra da Piedade e Caraça. Uma das novidades são temáticas envolvendo o Turismo Tech, que propõe uma conexão direta com startups e suas inovações para viagens e novos modelos de negócios
E no espaço especial Showroom de Ideias, além da oficina sobre o uso da inteligência artificial para a transformação dos negócios, serão realizadas uma oficina de tranças, uma oficina de crochê e outra de joias em prata, todas integram o “Projeto Econômico Afro Criativo e Afro Empreendedorismo em Ouro Preto”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.
Os organizadores lembram que, além de ser uma fonte de inspiração e resultados, o Festur, que conta com a parceria da Prefeitura de Ouro Preto e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG,) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região. Tudo porque promove o empreendedorismo, o fortalecimento do ecossistema de negócios turísticos inteligentes e da geração de oportunidades de emprego e renda, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e o crescimento sustentável do turismo em Minas.
Para garantir um acesso bem democrático ao evento, todas as atividades técnicas e culturais são gratuitas. Basta fazer a inscrição na plataforma Sympla, por esse link:
O Festur foi criado com a missão de promover o turismo e colocar à mostra a rica herança cultural mineira. As últimas edições, de 2019 a 2023, reuniram 14 países, 127 cidades, 11 regiões turísticas, 185 expositores e 9.500 visitantes.